Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Granizo destrói lavouras de milho segunda safra no MS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Malena May -Ponta Porã - MS

4 min de leitura

Oferecido por

Na noite do último sábado (29), por volta das 21h, horário local, produtores rurais da região de Ponta Porã (MS) foram surpreendidos por chuva, ventos fortes e uma tempestade de granizo que atingiu diversas áreas agrícolas da região.

 

As pedras de gelo caíram em grande quantidade e destruiu lavouras de milho segunda safra de alta tecnologia. Além de Ponta Porã, a Climatempo foi informada de queda de granizo na região de Naviraí (MS).

 

O amanhecer de domingo (30), foi de tristes constatações para a produtora Malena May, de Ponta Porã, que percorreu as áreas da fazenda para analisar a situação do milho em sua propriedade. Veja no vídeo:

 

 

"É um grande prejuízo ver toda área destruída. Ao todo são 400 hectares danificados  divididos em três propriedades. O milho foi semeado na primeira quinzena de março e, atualmente estava em fase de desenvolvimento reprodutivo (R2). A colheita estava prevista para a primeira quinzena de Agosto", relata May.

 

 

Observe abaixo a foto tirada pela produtora rural Malena May que mostra o antes e o depois da tempestade de granizo, ocorrido no último sábado (29). 

 

milho_antes_depois_granizoFoto: Malena May - Ponta Porã - MS   

  

De acordo com Malena May, o seguro será acionado e as áreas destruídas irão passar por uma perícia e só depois poderemos limpar a área. "Infelizmente, não vamos ter tempo hábil para replantar o milho e finalizar na janela que seria a ideal: a primeira quinzena de Agosto. Agora, o momento é resolver a questão dos prejuízos e planejar a implantação da soja que é nossa safra principal", finaliza a produtora.  

 

Qual foi o motivo?

 

O que gerou a grande a grande quantidade de pedras de gelo foi a passagem de uma frente fria que trouxe ar frio para o estado de Mato Grosso do Sul, causando um choque térmico acentuado numa atmosfera que estava quente.

 

A atmosfera sobre o sul de Mato Grosso do Sul, ficou muito fria com a entrada do ar polar que veio com a frente fria, gerando condições para a formação do gelo. As nuvens cumulonimbus que se formaram e alcançaram grande extensão vertical atingindo regiões muito frias da atmosfera, com temperaturas abaixo de 0°C, onde se formam as pedras de gelo.

 

Como o granizo se forma? Veja aqui

 

Próximos dias

 

Até sexta-feira, dia 04 de maio, não há expectativa de chuva para o estado de Mato Grosso do Sul. A partir de sábado, uma nova frente fria muda a circulação de ventos e as condições serão favoráveis a pancadas de chuva no sul do estado. A umidade prevista irá colaborar com a reposição da umidade do solo.      

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias