Oferecido por
Foto em Itaara/RS, por Vanessa Gehm
Uma grande massa de ar seco atua forte sobre grande parte do Brasil, enquanto áreas de instabilidade associadas a uma frente fria em formação avança sobre estados do Sul do país.
Um sistema de alta pressão ao largo da costa Sudeste mantém ventos sobre leste da Bahia, de Minas Gerais e Espírito Santo, mantendo nebulosidade sobre estas áreas. A Zona de Convergência Intertropical está afastada da costa Norte, mas ainda assim influencia a costa do Pará e do Amapá.
Instabilidades avançam em direção a costa do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco, mantendo condições para chuva frequente.
Condições do tempo para 06/06/21
Áreas de instabilidade avançam sobre estados do Sul, deixando o tempo nublado com chuva persistente sobre centro-norte do Rio Grande do Sul, e oeste de Santa Catarina. O sul do Rio Grande do Sul fica com tempo nublado com aberturas de sol a partir da tarde. Aumento de nuvens e pancadas de chuva no decorrer do dia no leste de Santa Catarina, Paraná e no sul e oeste de Mato Grosso do Sul.
Toda a faixa leste do país entre norte do Espírito Santo até o leste do Rio Grande do Norte fica com muitas nuvens e condições para chuvas frequentes, especialmente o litoral entre o leste da Bahia até o leste de Pernambuco.
Pancadas de chuva também são previstas no norte do Ceará, do Piauí e do Maranhão, estendendo sobre norte do Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e norte de Rondônia.
Nas demais áreas predomina o tempo firme, sem previsão de chuva neste domingo. As nuvens aumentam na Grande SP e na Baixada Santista à noite, mas ainda não chove.
Riscos previstos para 06/06/21
O alerta neste domingo é para o risco de temporais, com raios, chuva moderada a forte e rajadas de vento no nordeste gaúcho e região central e sudeste de Santa Catarina.
Atenção para o ar muito seco: com a aproximação de áreas de instabilidade pelo sul do país, ventos de norte intensificam trazendo ar quente e seco sobre o sul de Mato Grosso, leste de Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo, que podem ter umidade relativa na casa dos 20% nos horários mais quentes do dia.