Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Quinta-feira começa fria e com geada em áreas do Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Aline Tochio - Nevoeiro que se formou em Santo André, no dia 25 de julho de 2019

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Aline Tochio - Nevoeiro que se formou em Santo André, no dia 25 de julho de 2019

 

A manhã de quinta-feira (08) ainda será de friozinho em grande parte do Sudeste. Entre São Paulo, Rio De Janeiro e Zona da Mata de Minas o amanhecer pode ser marcado por nevoeiro, mas, que não deve ser tão intenso quanto os registrados nesta semana nas regiões de Porto Alegre e de Curitiba.

 

Nevoeiro: o que é, onde e como se forma

 

Nevoeiros se formam o ano inteiro de norte a sul do Brasil e uma das maiores implicações são os densos nevoeiros que atingem regiões aeroportuárias e grandes cidades, inviabilizando a visibilidade horizontal em vias, rodovias, portos e aeroportos.

 


Mas você sabia que existem diferentes tipos de nevoeiro?

 

Temos nevoeiros pré-frontais, quando associados à passagem de um sistema frontal; nevoeiro de alta inversão, o mais comum do inverno e que levou ao fechamento de aeroportos nesta semana em Porto Alegre, este tipo de nevoeiro está associado à perda radiativa de calor durante a noite ou por vários dias consecutivos.

 

As áreas costeiras também enfrentam uma categoria de nevoeiro específico durante o inverno: o nevoeiro associado às brisas (marítima ou terrestre), que acontece quando ar proveniente do continente (quente) esfria quando atinge o oceano (frio), com a ação de ventos, geram uma taxa abrupta de resfriamento e nuvens estratiformes com baixa altura de base se desenvolvem, o que gera um denso nevoeiro em superfícies marítimas.

 

Nevoeiro, névoa úmida e névoa seca

 

Além disso, nesta quinta-feira, teremos uma condição de nevoeiro no Vale do Paraíba conhecida como nevoeiro orográfico. Isto acontece quando um ar úmido sobe uma coluna com relevo elevado, como montanhas e colinas, a movimentação ascendente favorecida pelo relevo, expande e resfria o ar, assim, temos as camadas de nevoeiro em vales.

 

Há previsão de nevoeiro também na Região Metropolitana de Curitiba e no litoral do Paraná, por todo o litoral paulista, em São Paulo, no Vale do Ribeira, estado do Rio de Janeiro e até mesmo na Zona da Mata Mineira na manhã desta quinta.

 

 

Geada na Serra da Mantiqueira


Em contrapartida, além do nevoeiro, algumas cidades da Serra da Mantiqueira podem amanhecer com geada, somente as cidades mais altas, como é o caso de Maria da Fé.

 

As temperaturas oscilam entre 2 e 4 °C, o suficiente para gerar geadas, mas sem causar grandes transtornos à agricultura.

 

Em Campos do Jordão, em São Paulo, o dia começa com 4 °C, mas já pela manhã o sol ganha força e eleva as temperaturas, que fim em torno dos 19 °C pela tarde.

 

 

Veja também: Paraná terá nevoeiro intenso na quinta-feira

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias