Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Canola apresenta boa perspectiva de produtividade

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Istock

 

Em geral, os cultivos de canola encontram-se em ótimo aspecto e com boa perspectiva de produtividade, de acordo com o Informativo Conjuntural, da Emater/RS-Ascar. Na regional de Santa Rosa, a fase predominante dos cultivos de canola é a do florescimento, que já atinge 55% das áreas, e avança em 29% das lavouras para enchimento de grãos.

 

As geadas de julho provocaram prejuízos nas lavouras que estavam em floração e enchimento de grãos, mas poderão ser minimizados em função da possibilidade de essas plantas emitirem novas flores. Durante a semana foi observada a condição das lavouras que estavam em floração durante as geadas: em algumas, notam-se danos às plantas que estão em formação das primeiras síliquas na parte basal dos racemos.

 

Nas áreas de implantação mais tardia, produtores relatam enrugamento das folhas em cultivos nas baixadas, por conta do forte impacto das geadas nesses locais. A última semana se caracterizou pelo predomínio de tempo seco, havendo uma elevação da temperatura a partir do dia 04/08. Foram registradas geadas de baixa intensidade em algumas regiões, principalmente nas áreas mais baixas.

 

Trigo

 

Em geral, a umidade dos solos está abaixo da ideal para o bom desenvolvimento do trigo e dificulta a realização de tratos culturais. A cultura encontra-se majoritariamente na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo (94%) e uma pequena parcela já em floração (6%).

 

Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, as lavouras de aveia branca evoluem para o estádio reprodutivo; 23% da área está em floração e 25% em elongação e emborrachamento.

 

Nas áreas semeadas mais no cedo, as plantas estão emitindo as panículas com tamanho reduzido e baixo número de sementes, evidenciando redução do potencial produtivo. As geadas provocaram abortamento de flores e interromperam o desenvolvimento inicial das sementes nas lavouras cultivadas em áreas mais baixas. Nas demais, o desenvolvimento é lento, com plantas de menor porte e folhas estreitas. As condições fitossanitárias são excelentes até o momento.

 

Nas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Soledade, Erechim e Ijuí, as lavouras de cevada em desenvolvimento vegetativo perfilhando e com elongação dos entrenós, apresentam estande de plantas e bom estado fitossanitário. As plantas que sofreram danos provocados pelas geadas começam a se recuperar.

 

Eventuais prejuízos serão constatados mais adiante, no período de colheita, quando os grãos destas áreas possivelmente estarão mais atrasados e com maior umidade. Por conta do déficit hídrico, agricultores aguardam o retorno da umidade dos solos para retomarem os tratos culturais.

 

Fonte: [email protected]

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias