Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Seca e geada mudaram o cenário de citros

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Levantamento realizado por meio de auditorias independentes junto a cada uma das empresas associadas à CitrusBR e, posteriormente consolidado por auditoria externa, mostrou que os estoques de suco de laranja concentrado equivalentes a 66 graus brix em poder das empresas associadas à CitrusBR em 30 de junho de 2021 eram de 316.929,70 toneladas, uma redução de 33% em relação às de 471.138 toneladas existentes no mesmo período do ano anterior.

 

“O cenário de redução nos estoques de suco já era esperado diante da queda de processamento de laranjas registrados na safra 2020/2021”, pondera o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.

 

Na safra 2020/21 o processamento total foi de 222.528.950 caixas de laranjas de 40,8 quilos, 31,54% a menos que as 325.077.912 caixas processadas na safra 2019/20, segundo divulgação realizada em junho passado.

 

Processamento safra 2021/2022

 

Por conta da seca prolongada em todo o cinturão citrícola do Estado de São Paulo e Minas Gerais, associada às geadas ocorridas ao longo do mês de julho de 2021, ainda não é possível estimar o processamento de laranja para a safra 2021/2022. 

 

De acordo com o diretor, a conjunção desses dois fenômenos numa mesma safra é algo sem precedentes na história recente do setor.

 

“O cenário atípico exige cautela nas projeções dos dados diante de uma possível quebra de safra”, analisa.

 

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), que desde 2015 mantém um programa de estimativa e reestimativa de safra, fará novo anúncio em 10 de setembro, segundo seu calendário anual de divulgação.

 

Tão logo a CitrusBR tenha conhecimento acerca dos efeitos dos citados eventos climáticos sobre a oferta de fruta será possível trazer novas informações e projeções ao mercado.

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias