Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Granizo destrói lavouras de café no Alto Paranaíba

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Antonio Sergio -Revista Cafeicultura - Temporal e granizo destruíram lavouras de café no Alto Parnaíba

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Antônio Sergio -Revista Cafeicultura - Temporal e granizo destruíram lavouras de café no Alto Paranaíba

 

Parecia neve! A forte chuva de granizo que caiu na tarde do último sábado (25) entre os municípios de São Gotardo, Campos Altos e Santa Rosa da Serra, em Minas Gerais  destruiu lavouras de café da região. 

 

Vídeos feitos por motoristas que trafegavam pela BR 354 mostram a intensidade do temporal. A chuva veio acompanhada de muito granizo. Um dos locais mais impressionantes foi na BR-354, próximo ao limite de três municípios: Campos Altos, Santa Rosa da Serra e São Gotardo.

 

Vídeo do granizo em São Gotardo (MG) - Revista Cafeicultura 

 

Na rodovia, o gelo cobriu o asfalto de branco e foi possível ver a intensidade do fenômeno. Segundo os moradores, o maior volume de gelo caiu entre as cidades de  Campos Altos e São Gotardo e a camada de gelo tinha mais de 4 centímetros, em alguns pontos.

 

Vídeo do granizo em Campos Altos (MG) - Revista Cafeicultura 

 

A lavoura de café que já tinha sido atingida pela seca sofreu agora a com chuva de pedras de granizo. Veja as imagens dos campos de Santa Rosa da Serra.

 

Vídeo do granizo em Santa Rosa da Serra (MG) - Revista Cafeicultura 

 

Qual foi o motivo para ocorrência do fenômeno?

 

De acordo com a meteorologista Doris Palma, o principal ingrediente para a formação das nuvens carregadas estão associadas as temperaturas elevadas combinadas a umidade que vinha da Amazônia.

 

radar_granizomg.

imagem de radar REDEMET do dia 25/09 com indicativo de chuva forte na região

 

"No sábado (25), um sistema meteorológico chamado de cavado atuava entre São Paulo e Minas Gerais e potencializou ainda mais o desenvolvimento dessas nuvens pesadas. Uma nuvem bem desenvolvida adquire um topo mais frio, e por isso as pedras de gelo se formam e conseguem cair até o solo", explica a meteorologista. 

 

Como o granizo se forma?

 

Nesta segunda-feira (27), durante uma ronda nos campos é possível observar o tamanho do estrago na cafeicultura. 

 

foto_café_pos_granizo_2Foto: Antônio Sergio -Revista Cafeicultura - Temporal e granizo destruíram lavouras de café no Alto Paranaíba

  

Ainda não há um levantamento em números sobre a perda do café.   

 

Veja também: Cultivo do gergelim no Brasil cresce 230% em um ano

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO!
O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias