Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Clima favorece plantio do milho no RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

O tempo favorável contribuiu para ampliação do plantio do milho durante a semana no Rio Grande do Sul, que chegou a 65%. Toda a área já cultivada encontra-se em germinação e desenvolvimento vegetativo, segundo informativo da Emater/RS-Ascar.

 

Na região de Soledade, a boa germinação e emergência das lavouras foi favorecida pela umidade do solo, pois com as chuvas amenas não houve problemas de formação de crostas de solo na linha de semeadura, que dificultariam a emergência das plântulas.

 

Em grande parte das lavouras implantadas, foram realizados os tratos culturais de controle de plantas invasoras e aplicados os adubos nitrogenados em cobertura nas áreas que permitiam a execução da atividade para a adequada incorporação do nitrogênio ao solo. Agricultores monitoram a presença da cigarrinha.

 

Em Ijuí, Santa Rosa, Pelotas e Santa Maria, os muitos dias de chuvas da semana impediram a evolução dos preparativos para a implantação da safra 2021-2022 e o plantio inicial das lavouras de soja.

 

Produtores aproveitaram o tempo para realizar tratamento de sementes e regulagens de máquinas e equipamentos para a semeadura. Em condições de tempo firme, serão intensificados o preparo de áreas e o início do plantio do cedo.

 

Preço

 

Em Santa Rosa, o bom preço da soja estimula produtores à ampliação da área plantada e contribui também a troca de atividade produtiva, ou seja, a migração de bovinocultores de leite para o segmento da soja.

 

Tráfego de máquinas

 

Em Pelotas, há locais onde vem sendo possível o tráfego de máquinas agrícolas e a operação das semeadoras mecanizadas para o plantio; em Herval, 3% da área de intenção de cultivo já foi implantada.

+ mais notícias