Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Clima impacta produção e produtividade da cana em SP

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão no campo para fazer o 3º e último levantamento da safra de cana de açucar. A pesquisa de cana ocorre até o 30 de outubro e irá verificar junto às usinas e destilarias o mix de produção, a produção de etanol e açúcar. Dentre as variáveis verificadas estão área, produtividade, precipitação, doenças/pragas e fatores climáticos.

 

"Os canaviais apresentam recuperação significativa por causa das chuvas que estão correndo constantemente nas áreas produtoras no estado de São Paulo. Porém, o prejuízo para a safra 20/21 já está estabelecido. Isso se deve ao estresse hídrico e a ausência de chuva ao longo da fase de desenvolvimento do canavial e também as geadas ocorridas, no mês de junho e julho", afirma a gerente agropecuária Marisete Belloli, da Conab São Paulo.

 

 

Previsão do tempo para as áreas de cana

 

Com o retorno da chuva, a colheita da cana de açúcar aproxima-se de seu fim no centro e sul do Brasil. As usinas trabalham com poucas moendas e há necessidade de tempo seco para que a atividade chegue completamente ao fim. O tempo fica ensolarado entre entre hoje (21) e sexta-feira (22), mas a chuva retornará no fim de semana e prosseguirá com frequência até pelo menos os primeiros dias de novembro.

 

Produtividade

 

De uma forma geral, há uma quebra de produtividade e de produção se comparada a safra passada. O levantamento está sendo realizado em todo o Brasil onde há produção de cana de açúcar. Somente no estado paulista, os técnicos percorrem 170 usinas em atividade. 

 

No dia 23 de novembro, às 9h horas a Conab irá divulgar todo o levantamento. 

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO!
O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte! 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias