Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva diminui o ritmo de trabalho em MT, MG, RO, GO

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

O plantio da primeira safra de milho alcança 93% no Paraná, 1% na Bahia, 2% no Maranhão, 63% em São Paulo, 18% em Goiás, 30% em Minas Gerais, 89,2% em Santa Catarina e 79% no Rio Grande do Sul.

 

Nesta semana, a chuva mais intensa ocorre sobre o Matopiba, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e norte dos Estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. Algumas áreas de Minas Gerais, Mato Grosso e Rondônia receberão mais de 150mm em apenas sete dias. A precipitação será frequente e diminuirá o ritmo de trabalho no campo nos três Estados, além de Goiás.

 

A umidade do solo aumenta de forma considerável sobretudo em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Na semana que vem, a precipitação intensificará sobre a Região Sul, favorecendo o desenvolvimento de áreas já instaladas nos três Estados.

 

Invernada

 

Tendência de invernada de aproximadamente dez dias em Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Isso significa que os produtores podem ter dificuldade para realizar os trabalhos de campo e aumento da chance de aparecimento de doenças, como a ferrugem asiática na soja.

 

Sul

 

Semana com pouca chuva e temperatura baixa no Sul. Chance de geada na serra de Santa Catarina na quarta-feira (10). Baixas temperaturas aumentam açúcar em frutas Natalinas como o pêssego. No decorrer da semana que vem, a chuva enfraquecerá sobre o norte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste e retornará ao Sul. Chuva forte também alcança Pantanal, que ainda sofre com queimadas.

 

Na última semana de novembro, chuva forte retorna ao Matopiba.

 

Cana

 

A seca em São Paulo foi tão severa nos últimos meses que bastou alguns dias sem chuva para que a umidade do solo despencasse novamente nas áreas de cana. E com isso, um vendaval trouxe nova tempestade de poeira para o sudoeste do Estado. Nesta semana, a chuva forte ocorre sobre o norte de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, além de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

 

A umidade do solo promete aumentar de forma significativa até o fim da semana. Na semana que vem, a chuva forte também alcançará o Paraná, oeste de São Paulo e o sul de Mato Grosso do Sul. Veja abaixo os mapas:

 

água no solo

 

umidadesolo2 

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte! 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias