Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Colheita do pêssego avança na capital gaúcha

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Está em fase de colheita a safra de pêssegos em Porto Alegre e a previsão é que se estenda até início de janeiro, segundo levantamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

 

Conhecida pela produção de pêssegos de mesa, a capital do Estado tem 20 hectares cultivados com a cultura e 20 famílias dedicadas à produção, que chega a mais de 135 toneladas.

 

Segundo o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Luís Paulo Vieira Ramos, esta poderá ser a melhor safra dos últimos quatro anos em virtude da qualidade e quantidade serem muito boas.

 

"Quem fez raleio nas plantas no tempo certo hoje tem um fruto grande, com aspecto muito bom, além da coloração, aroma e sabor", salienta o extensionista. A produtividade é boa, devendo chegar a cerca de oito toneladas por hectare.

 

As variedades de pêssego cultivadas são a Premier, Sulina, Charme, Peach, Chimarrita, Douradão, Maciel, Granada, Cardeal e Eldorado. A comercialização da safra ocorre de forma direta ao consumidor, por meio de pontos-de-venda no Largo Glênio Peres (Centro) e também na Vila Nova, Campo Novo, na Coronel Marcos e Vicente Montegia.

 

Além de pêssegos, quem for a estes pontos tradicionais de oferta na Vila Nova, Ipanema, Restinga e outros bairros, poderá também adquirir ameixas e flores cultivadas por produtores da capital. O preço médio do pêssego ao consumidor final está sendo ofertado, em média, de R$ 6 a R$ 8.

 

Tendência do Clima

 

O sábado será mais um dia com predomínio de tempo firme sobre o Rio Grande do Sul. O sol vai aparecer ao longo de todo o dia, mas ainda com temperaturas um pouco mais baixas ao amanhecer. A umidade do ar pode ficar um pouco comprometida, principalmente nos períodos mais quentes do dia, mas os valores não serão de alerta. 

 

No domingo, algumas pancadas de chuva voltam a ocorrer sobre áreas do oeste gaúcho. Nas demais áreas, tempo firme e sol. Na segunda-feira, o tempo firme com muito sol predomina sobre o estado.  

 

umidadedosolo

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte! 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias