Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Baixo volume de chuva ajuda no controle de doenças no RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Mesmo com ocorrência de chuvas no dia 17/11, com baixos volumes em parte da regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, associado a alta insolação, olericultores do município sede intensificam uso da irrigação por aspersão e gotejamento. A luminosidade e predomínio de temperaturas ainda amenas têm favorecido a produção e a oferta na feira local.

 

Na Campanha, em Hulha Negra as chuvas registradas foram desuniformes, porém a disponibilidade de umidade para as lavouras de coentro e cebola para semente ainda é satisfatória.

 

O controle das principais doenças nas lavouras de cebola está sendo facilitado pelo baixo volume de precipitações desde início de novembro, permitindo maior intervalo entre as aplicações de fungicidas. Nas de coentro, as aplicações de defensivos estão encerradas e a fase de formação dos grãos se aproxima do final, com previsão de início da colheita até o final da primeira semana de dezembro.

 

Em Candiota, a expectativa é de uma boa safra de sementes de coentro, assim como foi a do ano anterior, com rendimentos próximos aos 1,5 mil quilos por hectare. A cebola está em formação de sementes e maturação. As primeiras lavouras devem ser colhidas manualmente nas próximas semanas, com bom potencial produtivo.

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte! 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias