Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Primeira semana do ano termina com ZCAS e chuva volumosa no BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

IStock

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: IStock

 

A Zona de Convergência do Atlântico Sul(ZCAS) volta a se configurar sobre o Brasil nesta primeira semana do ano de 2022. A atmosfera já está bastante instável e com o reforço da ZCAS entre os dias 6 e 10 de janeiro, a previsão indica volumes bastante elevados no país, com alto potencial para transtornos.

 

Este sistema será o responsável por provocar bastante chuva entre o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. O sistema tende a se configurar na posição média normal, como mostra a figura abaixo:

 

 

Sudeste

No Sudeste, a previsão é de tempo bastante carregado nos próximos dias. A chuva tende a ser frequente por vários dias consecutivos. Entre a Grande Belo Horizonte, o Vale do Rio Doce, centro-sul do Espírito Santo(inclusive Vitória) e o norte do Rio De Janeiro, o volume será extremo e até pode passar dos 300mm em alguns pontos até a próxima segunda-feira(10).

 

 A previsão é de chuva volumosa nos próximos dias e com alto risco de transtornos. Há condições para alagamentos e deslizamentos de terra.A ZCAS não vai influenciar essas regiões, mas após o avanço da frente fria, o vento ficará embicado contra a costa, favorecendo a chuva frequente também entre o litoral do Paraná,  de São Paulo e região da Costa Verde(RJ).

 

Chuva excessiva e transtornos no litoral de SP e sul do RJ

 

As capitais de São Paulo e Rio de Janeiro também ficam em alerta para temporais até o fim da semana. A chuva pode provocar problemas nos próximos dias.

 

Centro-Oeste

No Centro-Oeste, o tempo segue instável nos próximos dias. Goiás deve receber os maiores volumes, principalmente no centro-norte do estado, inclusive na região do Distrito Federal.  No norte e leste de Mato Grosso, a chuva também tende a ser volumosa, com volumes em torno de 100 a 200mm no período de atuação da ZCAS.

 

Norte

Na Região Norte, a previsão é de bastante chuva nas áreas do centro-sul do Pará, nas área do sul e leste do Amazonas e sul do Tocantins. A chuva pontualmente pode alcançar os 200mm.

 

Além disso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) vai favorecer a ocorrência de chuva na costa norte da Região. O norte do Pará e o Amapá devem registrar volumes bastante expressivos também no próximo período.


Entenda a diferença entre ZCAS e ZCIT

 

download (49)

 

⚠️ Neste período é importante uma atenção especial ao níveis dos córregos e rios das regiões citadas, bem como as áreas de risco de enchentes, alagamentos e inundações.

 

Além disso, com a chuva desde o final do ano de 2021, o solo está encharcado em muitas áreas, o que favorece a ocorrência de novos problemas. Fique atento!

 

Leia também:

O que é a ZCAS e como este sistema se forma?


Mais chuva no Maranhão, Piauí e Tocantins

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias