Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Falta de chuva prejudica soja em fase reprodutiva no RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

De acordo com dados da Emater/RS, a cultura da soja avança no ciclo de desenvolvimento e 1% das áreas já foram colhidas e 10% está em fase de maturação, 55% em enchimento de grãos, 28% em floração e 6% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

 

De acordo com o Informativo Conjuntural, da última quinta-feira (24/02), a cultura apressa o ciclo com a estiagem e as perdas se intensificaram em regiões onde não ocorreram precipitações. Lavouras em estágios reprodutivos são as mais críticas no momento, representando 83% do total implantado.

 

sojamilho

Foto: istock

 

Milho

 

Assim como avança o ciclo e a colheita do milho, intensificam-se as perdas. Do total implantado na safra, 57% estão colhidos, 20% em maturação, 12% em enchimento de grãos, 6% em floração e 5% em germinação e desenvolvimento vegetativo. A redução na produtividade reflete em menor estoque do produto no Estado, trazendo problemas de abastecimento para produtores de proteína e de gado de leite.

 

A colheita da safra de arroz chegou a 8% das áreas implantadas no Estado, outros 25% estão em maturação, 41% enchimento de grãos, 23% em floração e 3% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

 

Como monitorar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias