Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Falta de chuva preocupa produtores de milho de MG e de GO

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

A chuva até espalhou um pouco mais pelo Brasil nos últimos sete dias e ficou acima
do normal para o período no Sul, Centro-Oeste, São Paulo, oeste e sul de Minas
Gerais e Rio De Janeiro, além do norte do Nordeste e boa parte do Norte. Mas ela
não alcançou as áreas mais secas do país, entre o norte de Minas Gerais, Bahia e
leste de Goiás.

 

A estiagem dura mais de 50 dias especialmente em Minas Gerais. A segunda safra de milho de Minas Gerais e de Goiás e o algodão da Bahia sentem a falta de chuva.

 

Foto: Istock

 

Por outro lado, foram registrados bons volumes de chuva em Santa Maria, São
Miguel do Oeste (SC), Foz do Iguaçu-PR, na última segunda-feira (04). A chuva sobre a Região Sul intensificou a partir do último decêndio de fevereiro e não parou mais.

 

A umidade do solo está elevada nos três estados da Região Sul e dificulta as atividades de campo. O frio intensificou no fim da semana passada e foi registrada a primeira temperatura negativa do ano, mas não houve relato de geadas em áreas agrícolas majoritárias.

 

Leia também: Perigo de chuva intensa no litoral do Sudeste continua em abril

 

Como monitorar uma safra e sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias