Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tailândia autoriza plantio, mas fumar maconha segue proibido

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

País asiático planeja doar 1milhão de mudas para incentivar os produtores. O uso da substância em comidas e bebidas está permitido. Fumar, no entanto, continua passível de detenção e multa

 

A produção de cannabis sativa, bem como seu uso em alimentos e bebidas, está autorizado na Tailândia devido a uma nova legislação que entrou em vigor nesta quinta-feira (09/06), no que é considerada a primeira lei desse teor no continente asiático.

 

Ainda assim, o país não segue os modelos já implantados em países como Uruguai e Canadá, onde o uso recreacional de maconha é legalizado. Fumar a substância, portanto, continua proibido e passível de punição. Por outro lado, a iniciativa busca impulsionar a agricultura e o turismo medicinal.

 

"Devemos saber como usar cannabis. Se tivermos a consciência correta, a maconha é como ouro, algo valioso, e deve ser promovida", disse o ministro da Saúde, Anutin Charnvirakul.

 

A declaração vai ao encontro do que institui a nova lei: a Tailândia quer promover cada vez mais a agricultura da cannabis sativa e também o uso para fins medicinais, mas segue desencorajando as pessoas a fumar.

 

O governo não permite a posse ou a venda de extratos de cannabis que contenham mais de 0,2% de THC, o tetrahidrocanabinol, ingrediente psicoativo da planta. O número representa cerca de 20 a 40 vezes menos do montante encontrado em versões modernas de maconha utilizadas no uso recreativo – e que alteram a consciência dos usuários.

 

Em sinal de alerta contra a utilização de maneira recreativa, o governo tailandês informou que fumar maconha em público pode, devido ao cheiro, ser considerado um incômodo. A infração é punível com pena de até três meses e multa de 25 mil baht tailandês – em torno de 780 dólares, 728 euros ou pouco mais de R$ 3,8 mil.

 

Um milhão de mudas distribuídas
A fim de encorajar agricultores, o governo pretende distribuir em torno de 1 milhão de mudas de cannabis sativa para o plantio. Segundo o ministério da Saúde tailandês, em torno de cem mil pessoas já se inscreveram em um aplicativo criado pelo próprio governo para os produtores da planta.

 

O registro no aplicativo, chamado PlookGanja (ou "cultivar ganja", referindo-se a um apelido da cannabis) é obrigatório para produzir maconha no país. Empresas que pretendem vender produtos feitos à base de maconha também devem obter licenças do governo.

 

Em contrapartida, os complicados processos de licenciamentos e as caras taxas para o uso comercial da planta têm levantado suspeitas de que grandes corporações possam obter vantagem sobre pequenas e médias empresas e produtores.

 

"Vimos o que aconteceu com o setor do álcool na Tailândia. Somente os grandes produtores podem monopolizar o mercado", disse Taopiphop Limjittrakorn, deputado que representa o partido oposicionista Move Forward ("seguir em frente", em tradução livre para o português).

 

"Estamos preocupados que algo semelhante aconteça com a indústria da maconha, caso as regras sejam feitas [apenas] em favor das grandes empresas", disse Limjittrakorn, observando que a oposição pressiona por novas leis para resolver o problema.

 

Este conteúdo é uma obra originalmente publicada pela agência alemã DW. A opinião exposta pela publicação não reflete ou representa a opinião da Climatempo ou de seus colaboradores.

 

Leia também: 

Há 30 anos, Eco-92 colocava a mudança climática na pauta global

Brasileiro faz viagem de 10 minutos ao espaço

OMS registra 780 casos de varíola dos macacos em 27 países Logo Deutsche Welle Deutsche Welle

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias