Oferecido por
A intensificação da chuva acontece em áreas principalmente do norte do estado do Pará, metade norte do Maranhão, do Piauí e também do Ceará ao longo desta semana por conta da formação de alguns sistemas meteorológicos.
Dentre eles a continuidade da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical, que é o encontro dos ventos entre os hemisférios norte e sul que canalizam a umidade entre áreas desde Belém até Fortaleza, com chuva podendo vir desde cedo e ocorrendo a qualquer momento do dia.
Foto: Getty Images
O tempo também fica mais encoberto nas capitais, São Luís, Teresina, além de Fortaleza e Belém. Além disso, temos a presença de um VCAN - Vórtice Ciclônico em Altos Níveis provocando o aumento da chuva também com estas áreas desde o norte do Pará até o Norte do Ceará e a entrada de umidade do oceano fortalece também nuvens bastante carregadas há potencial para chuvas fortes, volumosas, frequentes e uma queda acentuada na temperatura em todos esses pontos. A chuva deve acontecer pelo menos até a sexta-feira (03), mais com maior intensidade na terça (31) e na quarta-feira, 1 de fevereiro.
Chuva acumulada de 30/01/2023 a 03/02/2023
Enquanto isso, as áreas do sertão do Nordeste, boa parte da Bahia, tem tempo mais aberto, ensolarado e também com temperaturas altas. A chuva é bastante irregular, passageira e não deve atrapalhar quem ainda aproveita as férias de verão, desde as do leste do Rio Grande do Norte até o leste da Bahia. As pancadas ainda são rápidas e passageiras desde a região de Porto Seguro até Natal.
Já na Região Norte do país, o estado de Roraima não recebe muita precipitação. O tempo fica firme, bastante ensolarado e com temperaturas elevadas. Já os estados do Amazonas, Acre e Rondônia ficam em atenção nestes próximos dias. Há previsão de bastante variação de nuvens e temporais isolados. Esta mesma situação é prevista para o estado do Tocantins e a metade sul do estado do Pará.