Oferecido por
A formação de sistema de baixa pressão, atrelado a presença de um cavado meteorológico e a circulação dos ventos, deverá contribuir para o aumento das instabilidades sobre a Região Sul do Brasil neste primeiro dia oficial de inverno!
Vale lembrar que a nova estação começa nesta quarta-feira, 21 de junho às 11h58 - pelo horário de Brasília
Há previsão de chuva moderada a forte por todo o Rio Grande do Sul, mas o destaque fica para a região das Missões, Pampas, centro e Campanha Gaúcha, onde o dia fica mais chuvoso e há alerta de temporais - não há potencial para grandes acumulados em comparação aos volumes extremos causados pelo último evento do ciclone extratropical na semana passada.
Em Santa Catarina, o amanhecer desta quarta-feira (21), também será marcado por muitas nuvens e já poderá começar a chover de forma fraca e isolada neste período, especialmente na faixa oeste do estado. Já a partir da tarde, a chuva se espalha por todo o território catarinense.
Durante à tarde a chuva chega ao interior do estado do Paraná, com destaque para o sul e o sudoeste paranaense que poderão ter pancadas mais significativas.
Foto: Getty Images
Semana termina fria e úmida
O sistema de baixa pressão deverá se deslocar em direção ao oceano no decorrer da quinta-feira (22) e um ciclone se formará afastado da costa, além de uma nova frente fria. Mesmo assim, as instabilidades deverão permanecer atuando sobre a Região Sul em função da circulação dos ventos.
Áreas entre o norte, Serra e Região Metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul até a região de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, terão chuva forte, que deverá ganhar ainda mais força na sexta-feira (23), aumentando o volume de precipitação, devido a atuação de um cavado meteorológico sobre a região.