Painel de destaques meteorológicos: granizo, rajadas de vento de 67 km/h, 94 mm em 24h, 38 mm em 1h, quase 39°C
Conf
ira alguns fatos meteorológicos que foram destaques em 16 de abril de 2015.
(compilação de dados até 20h, horário de
Brasília)
Granizo e alagamento em São Paulo
São Paulo (SP) voltou a ter temporais depois de uma mês de pouca ou nenhuma chuva. Na tarde desta quinta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 37,0 mm no Mirante de Santana, na medição convencional. A medição automática indicou 22, 0 mm entre 13h e 14h.
Com os temporais dos dias 16 e 15 de abril, São Paulo acumulou em menos de 48h 62,4 mm, que correspondem a 85% da média de chuva para o mês.
Leia mais
Chuva forte em pouco tempo
A combinação de convergência de ventos, excesso de umidade e calor geraram nuvens muito carregadas sobre estados do Norte e do Centro-Oeste. Várias áreas registraram tempestades, com muita chuva em pouco tempo
Grandes volumes de chuva acumulados em 24h
Estados do Norte e do Centro-Oeste também registraram os maiores volumes de chuva acumulados em 24 horas no Brasil.
Intrigou os meteorologistas
Os meteorologistas da
Climatempo ficaram intrigados (e monitoraram) um aglomerado de nuvens sobre o mar que surgiu entre o litoral sul da Bahia e o Espírito Santo. O que despertou a curiosidade foi o giro ciclônico (sentido horário) das bandas de nuvens e também a formação de um “olho” bastante arredondado, características comuns de ciclones.
Leia mais
Vento forte
Rajadas de vento superiores a 60 km/h ocorreram em alguns locais do país, em geral por causa da passagem de nuvens carregada, do tipo cumulonimbus.
Calor
O estado de Alagoas registrou novamente as maiores temperaturas do país. Pela medição automática do Inmet, em Coruripe fez 38,7°C e em Pão de Açúcar fez 36,8°C.
Ar seco
Boa Vista, capital de Roraima, foi a capital mais seca no Brasil. O nível de umidade relativa do ar às 15h (Brasília) foi de 35%.
O estado mais seco foi Pernambuco, onde a umidade relativa do ar chegou aos 17%, às 16h, em Serra Talhada.