Olá
, muito bom dia.....
As fortes chuvas que ocorreram neste mês de dezembro em Minas Gerais se concentraram no médio Jequitinhonha e no médio Rio Doce. Em Capelinha o volume de chuva observado está em torno de 900 mm, em Aimorés, 800 mm e, na capital, a precipitação acumulada está em torno de 520 mm. Portanto, no médio Jequitinhonha e no médio Rio Doce o volume ocorrido equivale a 4 vezes o esperado para o mês. Na RMBH já choveu 62% acima da média esperada para o mês e 4 vezes mais do que o ocorrido no mês de dezembro do ano passado.
A frente fria que se encontra atuando em Minas Gerais desde o dia 11 já está em fase de dissipação. Previsão de chuvas durante o dia de hoje para a região norte e para os Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. As chuvas deverão diminuir nestas regiões a partir de amanhã.
O tempo na RMBH deverá ficar parcialmente nublado com temperaturas em ligeira elevação. O forte calor associado a disponibilidade de umidade deverá favorecer a formação de pancadas de chuvas isoladas no final da tarde e a noite.
Uma nova frente fria chega a Minas Gerais no dia 31 e poderá causar chuvas novamente nas regiões norte, nordeste e leste do estado a partir do dia 2. O sistema frontal deverá causar chuvas durante 2 dias e depois entrar em dissipação.