O ar
está muito seco em parte do Sudeste do Centro-Oeste do Brasil. A situação preocupante em no Distrito Federal, em Goiás, no oeste de Minas Gerais e no norte de
São Paulo.
Na região do Distrito Federal, a situação é mais grave. Os índices de umidade do ar durante a tarde de hoje e também amanhã poderão ficar muito perto do estado de emergência, repetindo a situação de ontem. Durante a tarde do domingo, 16, as medições feitas no aeroporto internacional de
Brasília indicam níveis de umidade do ar entre 14% e 17% no período entre 13 e 15 horas. O valor de 14% foi registrado às 14 horas. A umidade relativa do ar às 11 horas desta segunda-feira era de 32%, contra 39% no mesmo horário de ontem. Isto significa que hoje o ar está mais seco do que ontem.
Os níveis de umidade do ar baixaram muito no Triângulo Mineiro nas últimas 24 horas. Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde - OMS, os índices observados por volta das 11 horas já estavam menores ou iguais a 20%, o que determina um estado de alerta. Às 11 horas, a região do aeroporto de Uberlândia registrava 19% de umidade no ar. O aeroporto de Uberaba estava com 20% de umidade relativa.
Pela OMS, o estado de alerta por conta do ar seco é definido para valores de umidade relativa do ar entre 13% e 20%. Níveis iguais ou menores do que 12% determinam uma situação de emergência. Valores entre 21% e 30% caracterizam o estado de atenção.
No decorrer desta segunda-feira, o estado de alerta poderá ocorrer não apenas no Triângulo Mineiro, mas também em áreas do sul de Goiás e do norte de São Paulo. Em São José do Rio Preto (norte de SP), a umidade relativa às 11 horas era de 26%, conforme medição do aeroporto local. Ontem, nesta mesma hora, o nível de umidade estava em 34% e o menor valor do dia foi de 19%.