Várias áreas de nuvens carregadas cresceram sobre o Sudeste do Brasil e também sobre o Sul e provocaram fortes pancadas de chuva nesta segunda-feira.
Em vários locais de São Paulo, do centro-sul do Rio De Janeiro, centro-sul de Minas Gerais, do Paraná e de Santa Catarina estas pancadas deixaram de 10 a mais de 20 mm de chuva em apenas 1 hora. Em algumas áreas a chuva foi mais intensa. Em Barra Bonita (SP), o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 29,4 mm entre 15h e 16h. No mesmo horário choveu 27,6 mm sobre São Carlos.
Os principais fatores para a formação destas nuvens são calor, umidade elevada e a presença de uma circulação de ventos que ajudou no desenvolvimento das nuvens.
Uma frente fria se afasta cada vez mais do litoral do Estado do Rio de Janeiro o Sudeste não poderá contar mais com a ajuda deste sistema para aumentar a chuva. Porém, uma grande área de baixa pressão atmosférica deve se organizar no decorrer da semana ajudando a formar áreas de chuva em muitos locais do Sudeste, do Sul e até do Centro-Oeste. Pode até parecer uma frente fria, mas não é.
Até o dia 20 de janeiro, um sistema de alta pressão dificultou a ocorrência sobre a Região Sudeste e agora uma baixa pressão vai estimular a chuva. Entenda a diferença da atuação destes sistemas meteorológicos.
A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre a expansão das áreas de chuva sobre o centro-sul do Brasil associadas com a organização do sistema de baixa pressão atmosférica.