Calo
r e umidade alta são os ingredientes básicos para a formação das nuvens cumulonimbus. Quando o ar está muito quente, o processo de convecção é intenso fazendo com que as nuvens tenham grande desenvolvimento vertical. Parte das nuvens cumulonimbus (abreviado como Cb) fica em altitudes onde a temperatura do ar é extremamente baixa e atinge dezenas de graus abaixo de zero. Dentro dos Cbs ocorrem intensas correntes de ar, para cima e para baixo. As correntes de ar ascendentes (para cima) levam as gotas de água para a parte da nuvem que está com temperatura abaixo de zero grau e aí se forma o gelo. Aos poucos se formam as grandes pedras de gelo, o granizo.
Durante o verão, o ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e muitos Cbs se formam provocando os temporais. São estas nuvens que são chuva intensa, em pouco tempo, e também raios, granizo e muitas vezes intensas rajadas de vento.
No fim da tarde do sábado, 7 de dezembro de 2013, Cbs se formaram sobre Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O aeroporto local registrou chuva forte, com raios e rajadas de vento que alcançaram 59 km/h.
No começo da noite de 7 de dezembro, Cbs também estavam sobre Belo Horizonte. Em apenas 1 hora, entre 18 h e 19h, choveu quase 55 mm pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia na região da Pampulha. Esta quantidade de chuva é muito elevada.
Qual a imagem do seu tempo? Qual o tempo do seu lugar? F o t o g r a f e o t e m p o Participe! A sua foto pode ser o destaque. envie sua foto Pelas redes sociais: #fotografeotempo