Reserva de água vai continuar diminuindo nos próximos dias
O n
vel do Sistema Cantareira segue crítico. No dia 15 de maio de 2014, pela informação da Sabesp, a quantidade de água armazenada no Sistema Cantareira era de 8,2 % de sua capacidade total, queda de 0,2% em relação ao dia anterior. A média
Climatológica de chuva para a região no mês de maio é de 83,2 milímetros, e desde o dia 01 de maio acumulado foi de apenas 0,7 milímetro.

O nível atual de armazenamento é o mais baixo desde o início das operações do sistema, no começo dos anos 1970. O Sistema Cantareira, o maior e principal reservatório para o abastecimento de água para Grande
São Paulo está com pouca água. O calor muito acima do normal e a chuva muito abaixo da média do verão de 2014 foram os principais culpados pela seca que se observa atualmente.
O quadro de seca no Cantareira vai continuar grave. Não há expectativa de chuva regular e volumosa entre maio e setembro. Este é um período normalmente de chuva escassa quando são comuns dias com poucas nuvens e muito sol, o que aumenta a evaporação. A população da Grande São Paulo e do Estado de São Paulo precisa se conscientizar de que não teremos chuva suficiente nos próximos meses para deixar os reservatórios para a abastecimento de água com níveis normais.
Os próximos dias seguem secos sobre o Cantareira. Uma frente fria deve trazer chuva moderada para a região do Cantareira no período de 21 a 24 de maio , mas que não vai reverter o quadro de seca. Confira no mapa abaixo a previsão de chuva diária para a região do Sistema Cantareira.