Chuva em Mato Grosso do Sul - frente fria muda o tempo
24/09/2010 às 09:10
por Josélia Pegorim
ong>A chuva alivia o calor e ajuda a baixar a fumaça das centenas de focos de fogo que se espalharam pelo Estado há várias semanas. O Mato Grosso do Sul poderá ter mais pancadas de chuva até meados da semana que vem.
Uma frente fria entrou com força em Mato Grosso do Sul e muitas áreas do Estado amanheceram debaixo de chuva e até raios. A chuva voltou também na região de
Campo Grande, capital do Estado. Por volta das 8 horas, chovia com moderada intensidade e a temperatura no aeroporto local era de 17ºC. O Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou quase 19 milímetros de chuva acumulados entre 4 horas da madrugada e 8 horas.
No sul de Mato Grosso do Sul, a chuva desta frente fria começou a cair já na tarde de ontem e foi forte em algumas localidades. Em Ponta Porã, o total acumulado ficou em torno dos 47 milímetros, pela medição do Inmet. Em Juti choveu 28 milímetros ontem. Ivinhema, também no sul do Estado, amanheceu chuvosa e já acumulava pouco mais de 13 milímetros de chuva, até 8 horas da manhã. Por volta das 8h30, radares meteorológicos detectavam grandes áreas de chuva entre Campo Grande e a divisa com
São Paulo. Estava chovendo também na região de Três Lagoas.
As localidades do norte de Mato Grosso do Sul, que também sofrem com o calor intenso e a seca, devem ter pancadas de chuva nesta sexta-feira, mas principalmente durante a tarde e à noite. Porém, a chuva não deve ser volumosa como no sul do Estado.
O vento frio, a chuva e grande quantidade de nuvens baixam a temperatura em todo o Mato Grosso do Sul. No fim de semana, a frente fria que mudou o tempo vai provocar mais pancadas de chuva. A temperatura volta a subir e o sol reaparece forte em Campo Grande e na maioria das regiões do Estado. Mas o calor não será intenso como nos últimos dias. Apenas o sul de Mato Grosso do Sul ainda deve ter predomínio de céu nublado e temperatura amena.
A chuva alivia o calor e ajuda a baixar a fumaça das centenas de focos de fogo que se espalharam pelo Estado há várias semanas. A qualidade do ar também melhora. Com o aumento da umidade do ar, o Mato Grosso do Sul poderá ter mais pancadas de chuva até meados da semana que vem. Com esta frente fria que entrou no Estado interrompeu a longa estiagem do inverno, que embora comum, gera grandes problemas para a economia,no meio ambiente e para a população.
Seca continua nas demais áreas do Centro-Oeste
O Mato Grosso do Sul foi o privilegiado com a chuva da nova frente fria. Mas infelizmente este sistema não tem força suficiente para avançar pelo Centro-Oeste e mudar as condições de seca e calor observadas nos demais Estados da Região. Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal vão ter que esperar um pouco mais pelos benefícios das primeiras chuvas da primavera.
Na terça-feira que vem, algumas pancadas de chuva passageiras poderão ocorrer no extremo sul de Goiás e nas áreas a oeste de Mato Grosso, próximas da fronteira com a Bolívia e com a divisa com Rondônia. Para
Cuiabá e outras áreas de Mato Grosso, bem como em
Goiânia, nas demais áreas de Goiás e no Distrito Federal, a chance de alguma chuva é remota até meados da semana que vem