A chuva que ocorrer nesta quinta-feira será fraca. Confira a tendência para o feriado prolongado da Páscoa.
Atualizado às 7h40 de 02/04/2015
Algumas áreas de instabilidade ainda atuam sobre o Estado do
Rio De Janeiro nesta quinta-feira, após a recente passagem de uma frente fria. Várias regiões no Grande Rio amanheceram esta quinta-feira com muitas nuvens e até chuva fraca.
Na imagem do radar meteorológico do Sumaré, operado pelo Sistema Alerta Rio- Prefeitura do Rio de Janeiro, as pequenas manchas verdes indicam a chuva fraca.
Muita umidade no RJ
Para esta quinta-feira, a previsão é de que todo o Estado do Rio ainda tenha muita nebulosidade, mas pouca chuva. A chance de chover à tarde no Grande Rio é baixa, apesar do excesso de nuvens. No decorrer do dia, os ventos marítimos associados a uma massa de ar frio polar vão continuar espalhando o ar úmido e um pouco frio sobre o Rio de Janeiro. Isto vai facilitar a formação da névoa e da nebulosidade no decorrer do dia.
Quem trafegar pelas rodovias que vão para a região serrana deve ter mais atenção com a neblina.
Páscoa com calor de outono
Brevemente cariocas e fluminenses sentirão os efeitos de uma nova frente fria e que poderá provocar chuva forte. Mas antes desta frente fria, tem um fim de semana prolongado por causa do feriado da Páscoa.
O sol e o tempo seco devem predominar na sexta-feira e no sábado. As pancadas de chuva retornam a partir da tarde do domingo
A passagem do ar polar deixa a temperatura agradável, com um calor de outono na maioria das áreas do Rio de Janeiro, mas causando um friozinho nas cidades serranas.
Pouca onda
Após alguns de mar agitado, a situação fica tranquila no fim de semana prolongado. O mar já está normalizando e não há expectativa de nova agitação marítima. A previsão é de poucas ondas.
Ache a tribo e a sua onda no
Climasurf
Chuva de março na média
Pela primeira vez em 8 meses, o Rio de Janeiro teve um mês com mais chuva do que a média histórica normal. A façanha climática foi de março de 2015. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu aproximadamente 158 mm na região da Saúde, no centro da cidade, onde o Inmet mantém medições regulares desde 2003. A média de chuva para março fica em torno dos 140 mm.
Tecnicamente pela pequena diferença em relação à média a chuva de março de 2015 deve ser considerada como dentro da media. Mas merece destaque porque desde agosto de 2014 a chuva no Rio de Janeiro não supera a média. A última vez que isto aconteceu foi em julho de 2014.
Mas também não se pode dizer que março de 2015 foi um mês chuvoso no Rio de Janeiro. Quase toda a chuva do mês foi acumulada em dois eventos de temporais entre os dias 16 e 17 e entre 22 e 23 de março. De forma geral, o Estado do Rio de Janeiro teve pouca chuva durante o mês de março.
O gráfico mostra o comportamento da chuva de março de 2015 nas capitais da Região Sudeste. O pior desempenho foi de
Vitória que fechou com mês com chuva abaixo da média. A quantidade de frentes frias que conseguiram chegar a Vitória foi ainda menor do que as que atuaram sobre o Rio de Janeiro.
