Áre
as de instabilidade que já estavam sobre o Região Norte do Brasil se intensificaram sobre o Pará e o Tocantins provocando chuvas volumosas em várias áreas.
No Pará, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 69,5 milímetros de chuva sobre Itaituba, acumulados entre 10 horas de ontem e 10 horas de hoje, pelo horário de Brasília. Em São Félix do Xingu choveu 48,8 milímetros no mesmo período.
No Tocantins, chove de forma constante e generalizada desde ontem. Entre 15 horas de ontem e 15 horas de hoje, pelo horário de Brasília, a região de Gurupi acumulou 48 milímetros e Pedro Afonso, 19 milímetros. Na região de Dianópolis, Peixe e Paranã choveu de 10 a 10 milímetros neste período.
Palmas: tarde de hoje pode ser a mais fresca do ano
Palmas, capital do Tocantins, o tempo está instável desde ontem e a terça-feira está sendo marcada pelo tempo chuvoso, impedindo a elevação da temperatura. Até 16 horas. a temperatura no aeroporto de Palmas não havia passado dos 24ºC. A tarde de hoje pode ser a mais fria no ano na cidade. A confirmação de novo recorde só sairá após as 18 horas, quando os dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia estiverem liberados. Segundo o Inmet, a menor temperatura máxima registrada este ano foi de 25,2ºC, em 24 de fevereiro. Neste dia, o aeroporto de Palmas registrou máxima em torno dos 25ºC.
Mais chuva nas próximas 48 horas
Até a quinta-feira, a circulação dos ventos sobre o centro-sul do Pará e sobre o Tocantins estará colaborando para a formação de nuvens carregadas. Há risco de chuvas fortes e volumosas.