Como será o eclipse lunar desta 4ª feira no Brasil?

07/10/2014 às 18:23
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba tudo sobre o fenômeno e como observar.
Um e
clipse total lunar ocorre nesta teça-feira, 8 de outubro, mas o fenômeno quase não será visto no Brasil. Em algumas áreas poderá ser observado o eclipse penumbral, mas apenas em locais sem poluição lumiosa, fora das grandes cidades. Em vários estados do Norte do Brasil poderá ser observado o eclipse umbral, porém o excesso de nuvens vai dificultar a visualização do fenômeno. A lua estará completamente cheia às 7h51 de 8 de outubro.   O mapa elaborado pelo professor e astrônomo Marcos Calil mostra como será visibilidade deste eclipse lunar sobre o Brasil.     Lua cheia é sempre bela, mas não pense que neste eclipse você vai verá uma lua avermelhada ou com aquele aspecto cortado, como maçã mordida. No Clima no Céu, o professor Calil conversou com a meteorologista Josélia Pegorim e explica como será este eclipse.     No Canal de Astronomia da ClimatempoMomento Astronômico você encontra links para acompanhar o eclipse. O que é um eclipse? De forma geral, eclipse é um fenômeno astronômico durante o qual um corpo celeste deixa de ser visível, total ou parcialmente, por curto espaço de tempo por causa da interposição de outro corpo celeste.
Os eclipses lunares ocorrem quando a lua, a Terra e o sol estão alinhados. A Terra fica entre o sol e a lua e nesta situação, a sombra da Terra encobre a lua tirando quase todo o seu brilho. Veja a figura abaixo o que ocorre durante o eclipse lunar nos seus diferentes momentos.  
Fases de um eclipse lunar: penumbral (1 e 5), parcial (2 e 4), total (3) (Imagem ilustrativa: Momento Astronômico)
A figura mostra como a lua aparece em  diferentes fases do eclipse. As imagens são apenas ilustrativas.     Você encontra mais informações sobre como observar o eclipse no Canal de Astronomia da Climatempo, Momento Astronômico