Volta a chover mais em São Paulo a partir do dia 20 e a temperatura deve diminuir um pouco.
A fa
lta de água nos reservatórios e a falta de chuva consistente sobre
São Paulo desde o início de verão tem frustrado a recuperação dos reservatórios da Grande São Paulo. Desde a semana do
Natal tem ocorrido apenas temporais isolados , que vem sendo insuficientes para provocar a elevação do Cantareira - o maior reservatório que abastece a região metropolitana. Neste sábado, segundo dados da SABESP, o Sistema está em apenas 6,0% de sua capacidade total.

Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam que o sistema seco que se estabeleceu sobre o Sudeste desde o final do mês passado deve ser quebrado a partir da semana que vem. Uma frente fria mais bem organizada deve chegar ao Sudeste na quarta-feira. Em São Paulo as pancadas de chuva mais consistentes e organizadas começam a partir de terça e a temperatura deve sofrer declínio (sem expectativa de frio, é claro) a partir de quarta-feira. O mapa abaixo mostra que devemos ter mais chuva no Estado de São Paulo nos próximos quinzena dias. Há indicativo de volume de chuva entre 100 e 150 milímetros para a região metropolitana de São Paulo.

Obviamente que, mesmo com essa chuva, os reservatórios devem subir pouco e devemos fechar o mês com menos chuva do que o normal para a época do ano. No entanto, a quebra do bloqueio que se estabeleceu traz um pouco de esperança e melhora as condições da safra de verão para o interior paulista. Em relação aos reservatórios nos resta torcer e rezar.