Frente fria chega forte ao Norte do país e provoca friagem atípica
25/09/2012 às 19:56
por Josélia Pegorim
ong>Chuva forte em Rondônia
Uma grande frente fria avançou sobre o Brasil nesta terça-feira e influenciou até Rondônia, estimulando nuvens carregadas que provocaram chuva forte. A temperatura teve forte queda em 24 horas. Na capital,
Porto Velho, choveu 32 milímetros só durante a tarde, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Durante a chuva intensa, as rajadas de vento chegaram aos 67 km/h. No aeroporto local, a temperatura não passou dos 29ºC, depois de ter alcançado 35ºC na tarde de ontem. Em Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia, o calor ontem chegou aos 36ºC, mas hoje com a chuva e a entrada dos ventos frios, os termômetros pararam nos 32ºC.
Friagem atípica
Nesta quarta-feira, o fenômeno da friagem volta a ser observado em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. A friagem é a queda da temperatura na Região Norte do Brasil provoca pela passar do ar polar. As friagens acontecem várias vezes todos os anos, em diferentes intensidades, no outono e inverno. Friagens no fim de setembro não são comuns.
A massa de ar polar que vem com esta frente fria é extensa forte e leva os ventos frios para Rondônia, Acre e a parte sul do Amazonas causando queda da temperatura acentuada, para os padrões normais de setembro. A temperatura fica abaixo do normal também na quinta-feira. A sexta-feira amanhece fresca, mas o ar polar já não terá grande influência e a temperatura tem rápida elevação no decorrer do dia, voltando o calor.