Quan
do se fala em frio no Brasil, logo lembramos do Sul do país. É a região onde as massas polares chegam primeiro e com mais força. Mas lá também faz calor e em novembro, normalmente os dias são quentes, com temperaturas amenas só à noite.
Porém, as temperaturas observadas na madrugada desta quinta-feira foram muito baixas, para os padrões normais de novembro. Houve até condições para geada nas cidades mais elevadas das serras gaúcha e catarinense. O frio foi provocado pela entrada de outra massa polar sobre o Sul do Brasil, mas que chegou mais forte do que a média, para novembro.
Segundo o Instituto Nacional de Meteoorologia (Inmet), na serra de Santa Catarina, a temperatura em Urubici chegou aos 0,9 ºC. Em São Joaquim fez 3ºC. Na serra gaúcha, a temperatura mínima hoje em São José dos Ausentes foi de 1,4ºC.
Nas capitais e em outras áreas do Sul, a quinta-feira amanheceu fria demais, para esta época do ano. Em
Porto Alegre, a temperatura mínima foi de 12,5ºC e em
Florianópolis a mínima foi de 11,7ºC. Estes valores foram registrados nas estações medidoras automáticas do Inmet.
Curitiba também amanheceu gelada nesta quinta-feira e a mínima foi de 11,1ºC.
O ar polar será sentido no Sul do Brasil nos próximos dias, mas com menos força. As temperaturas vão subindo devagar. Até o feriado de 15 de novembro, toda a Região ainda terá temperaturas amenas à noite e no começo da manhã, mas as tardes vão ficando cada vez mais quentes. No fim de semana, a sensação já será de calor à tarde. A passagem do ar polar deixa o tempo firme, com baixa umidade no ar e o Sul do Brasil terá muito sol no fim de semana prolongado.