A Azzura não conseguiu bater a Eslováquia e saiu da disputa pelo pentacampeonato
A Itália, atual campeã da Copa do Mundo, mais uma vez decepcionou. Sem Buffon e Pirlo, a Azzurra perdeu para Eslováquia e deixou as chances de disputar as oitavas de final escapar, sendo eliminada do mundial sem nenhuma
Vitória.
A camisa azul e o escudo italiano não assustaram os eslovacos que manteve o domínio do jogo no primeiro tempo não deixando a Itália tocar na bola. A equipe de Marcello Lippi também não aproveitou as oportunidades que lhe eram dadas e aos 24 minutos do primeiro tempo a Eslováquia saiu do 0 a 0.
Nesse momento, começava o desespero italiano, a apreensão tomava conta da Azzurra e no segundo tempo Lippi apostou na entrada de Quagliarella e Maggio, a Itália não conseguia chegar e atacar enquanto a Eslováquia armava sua defesa.
Aos 28 minutos, a Eslováquia ampliou com Vittek. Sem ter a quem socorrer, o técnico italiano colocou Pirlo em campo, mesmo se recuperando de uma lesão. Aos 35, a Itália foi pro ataque e diminuiu, Quagliarella bate no canto e sobrou para Di
Natale, mas aos 43, os eslovacos deram a cartada final. A esperança se estende até os instantes finais, Quagliarella marca tocando por cima de Mucha.
A Itália que precisava só do empate, é desclassificada e faz sua pior campanha em Copas do Mundo. A Eslováquia faz sua primeira participação depois de se dividir da República Tcheca e se garante na próxima fase junto com o Paraguai.