Ar polar em dose dupla sobre o Sul. Veja como as massas polares se juntam. Geadas devem ser danosas para a agricultura. Centro polar passa sobre o RS.
O ar polar entrou com força no Brasil causando muito frio no Sul. A menor temperatura registrada nesta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi de 0,7°C abaixo de zero em Quaraí, na fronteira com o Uruguai. A menor temperatura registrada em 2014 por órgãos oficiais de medição meteorológica foi de 7,7°C em Urupema, na parte mais elevada da serra da Santa Catarina, pelo Epsgri/Ciram.
O frio vai aumentar no Sul neste último fim de semana de julho. As madrugadas de sábado e domingo devem ser congelantes e muitas áreas terão temperatura abaixo de zero. Há condições para geada nos três estados e desta vez pode gear de forma generalizada, até com forte intensidade, com danos para a agricultura. O sol já aparece em muitas áreas do Sul, mesmo assim a sensação de frio ainda será grande o dia todo.
O ar polar que já está sobre o Sul será reforçado por outra massa polar que está avançando sobre a Argentina. As duas massas polares se juntam neste sábado e o centro polar,que é a região mais fria, vai passar sobre o Rio Grande do Sul. Por isto, a geada mais intensa e ampla deve ser observada neste estado. As menores temperaturas devem ocorrer nas serras gaúcha e catarinense.