Painel Meteorológico – destaques de 18/05/2015

18/05/2015 às 21:51
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temperatura abaixo dos 10°C, muitas nuvens e pouca chuva em SP, mais de 400 mm em Salvador, grande ciclone extratropical na costa chilena
Recorde de frio em Belo Horizonte (MG) e em Campo Grande (MS) A tarde desta segunda-feira, 18 de maio, foi a mais fria de 2015 até agora nas capitais Belo Horizonte (MG) e Campo Grande (MS). Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima na capital mineira foi de apenas 21,0°C. O recorde anterior de menor temperatura à tarde era de 21,2°C, em 17 de fevereiro. Em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, a temperatura máxima na tarde desta segunda-feira foi de 23,1°C, que igualou o valor já registrado em 17 de fevereiro.   Muitas nuvens e pouca chuva SP A tendência de formação de uma baixa pressão atmosférica em níveis médios da atmosfera gerou muitas nuvens, mas pouca chuva no decorrer do dia sobre o Estado de São Paulo. Choveu fraco em áreas de capital paulista. A chuva foi moderada no fim da tarde em parte de Cotia, Itapevi e Jandira. Várias regiões no interior registraram chuva fraca a moderada. Nevoeiro Nevoeiro reduziu a visibilidade em vários áreas do Sul e do Norte do Brasil na madrugada e manhã de 18/05/2015. No aeroporto internacional de Curitiba, a visibilidade ficou restrita a 100 m ou 200 m durante toda a madrugada. Leia mais   Ciclone extratropical Grande ciclone extratropical se aproxima da costa sul do Chile   Maiores rajadas de vento Não ocorreram sistemas meteorológicos que provocassem vento intenso. As maiores rajadas até às 20 horas não passaram de 60 km/h   Temperatura em elevação O afastamento do ar polar e mudança na direção dos ventos em níveis baixos e médios da atmosfera favoreceu um aquecimento no centro-sul do Brasil. Mas ainda foram registradas temperaturas abaixo dos 10°C.   Chuva em Salvador A capital da Bahia permanece em alerta para chuvas fortes. O total de chuva acumulado em maio, segundo o Inmet, somava quase 458 mm, em 18 dias. A média de chuva para maio é de 325 mm. Leia mais Chuva volumosa Áreas de instabilidade provocaram chuva frequente e moderada em parte do Norte, do Nordeste, do Centro-Oeste e do Sul. Confira os maiores acumulados em 24 horas.

Aniversário de granizada em São Paulo (SP)

Há um ano, em 18 de maio de 2014, uma histórica granizada cobriu de gelo ruas de diversos bairros da cidade de São Paulo. Na Aclimação, 48 horas após a tempestade ainda havia granizo as ruas.  Relembre!

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

17°
min

24°
max

12mm / 90%

Curitiba - PR

15°
min

21°
max

12mm / 80%