Navegue por uma categoria
Categorias
23/04/2015 às 15:52
por César Soares
Por César Soares
O vulcão Calbuco entrou em erupção no Chile na madrugada da quinta-feira (23). As imagens do satélite meteorológico foram capazes de mostrar a presença das cinzas vulcânicas que podem causar danos às aeronaves e de se depositar a quilômetros de distância, dependendo da altura na qual o vulcão consegue expeli-la.
Segundo informações das autoridades locais, cerca de 4 mil habitantes foram retirados de suas residências. O Serviço Geológico Chileno emitiu um alerta especial sobre as atividades do vulcão Calbuco< às 18h05 do dia 22 de abril de 2015.
O aeroporto de Buenos Aires registrou a presença de cinzas vulcânicas durante a tarde de quinta-feira. Nas imagens é possível ver a presença de raios que também é comum durante o processo de erupção vulcânica, uma vez, que o material particulado expelido pelo vulcão se atrita e é capaz de criar cargas elétricas.
Nas imagens do satélite meteorológico é possível observar a presença de uma pluma amarelada devido a presença das cinzas vulcânicas, é possível diferenciar bem a nebulosidade da pluma de material particulado emitido pelo vulcão.
A presença deste material particulado na atmosfera pode acarretar em grandes problemas para a aviação. Com o vulcão lançando estas cinzas em grandes alturas na atmosfera, as partículas são capazes de entrar nas turbinas e provocar acidentes. Os pilotos que passam próximo desse tipo ocorrência são capazes de sentir um odor ácrido e a presença de descargas elétricas nos para-brisas que são conhecidas como fogo de santelmo.
Confira os principais aeroportos que reportaram a presença de cinzas vulcânicas.
NOTÍCIAS DOS USUÁRIOS
por GLEIVE MARCIO RODRIGUES DE SOUZA
04/09/21 às 09:30
por GLEIVE MARCIO RODRIGUES DE SOUZA
04/09/21 às 09:27
por GLEIVE MARCIO RODRIGUES DE SOUZA
04/09/21 às 09:23