Calor no Rio de Janeiro
08/01/2015 às 16:57
por Josélia Pegorim
Calor aumenta e pode ser recorde no fim de semana
ong>Sol forte
A tarde de 8 de janeiro foi a terceira mais quente do ano na cidade do
Rio De Janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 37,6°C às 17h na Vila Militar, na zona oeste da cidade.
Com o céu azul e o sol forte o dia todo, a sensação térmica ficou próxima dos 40°C em muitas áreas da cidade.
Cariocas e fluminenses já começaram a fazer piada de temperatura para aliviar o calorão que estão sentindo. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, nas estações automáticas, o Rio de Janeiro foi a quarta cidade mais quente do Brasil nesta quinta-feira. No aeroporto Campo dos Afonsos, na zona oeste carioca, a temperatura chegou aos 38°C. Confira o ranking das 5 maiores temperaturas registradas automaticamente pelo Inmet
Esperantina (PI): 38,1°C
Porto Murtinho (MS) 37,9°C
Corumbá (MS) 37,7°C
Rio de Janeiro (RJ): 37,6°C
Seropédica (RJ): 37,4°C
Recorde de calor à vista
Nesta sexta-feira e no fim de semana, a sensação térmica e também a temperatura real do ar devem atingir ou mesmo superar os 40°C. A expectativa é de que ocorra um novo recorde de calor até o domingo. O recorde atual é de 40,9°C, em 2 de janeiro. No ano passado, a temperatura máxima na cidade do Rio foi de 41,6°C no dia 13 de outubro.
Quando vai chover?
A única coisa que a população do Estado do Rio de Janeiro quer saber no momento é quando vai chover! A resposta não é nada animadora: a chuva está longe e o calor vai aumentar!
Os efeitos de um novo bloqueio atmosférico que já começaram a ser observados sobre os Estados do Sudeste. Este bloqueio é caracterizado pela forte atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que reduz a umidade do ar e consequentemente a nebulosidade e as condições para chuva.
As simulações do deslocamento das frentes frias feitas em 8 de janeiro indicavam a possibilidade de uma destes sistemas alcançar o Rio de Janeiro só após o dia 18 de janeiro. Até lá, a chance de chover no Estado do Rio de Janeiro, de forma geral, é muito baixa.
A meteorologista Josélia Pegorim explica como as frentes frias vão se comportar nos próximos dias.
Mar baixo
Além de diminuir a nebulosidade e a chance de chuva, o sistema de alta pressão que se intensifica sobre o Brasil vai reduzir o vento e deixar o mar baixo. O fim de semana promete um calor intenso, muito sol e pouca onda.
Ache a sua onda e a sua tribo no Climasurf Saiba como observar o cometa Lovejoy que está visível nos próximos dias Cuidados especiais com os alimentos em dias de forte calor