Sul e Sudeste ainda tem o risco de ressaca

12/05/2015 às 16:06
por Josélia Pegorim

Atualizado em 13/05/2015 às 14h55

Um grande e forte swell passa pela costa do Sul e do Sudeste do Brasil. A semana é de alerta para mar muito agitado e ressacas fortes, especialmente até a quinta-feira, 14 de maio. O mar fica muito agitado e algumas ondas podem alcançar até 3,5 metros durante a madrugada.

Este forte swell foi gerado pela combinação de ventos fortes provocados por vários sistemas meteorológicos: ciclone extratropical e grande massa de ar polar atuando na costa da Argentina e também pela intensificação de uma área de baixa pressão no mar, entre o litoral de Santa Catarina e do Rio de Janeiro. O vento constante e forte em alto-mar aumenta a altura das ondas e deixa o mar agitado.

  Confira a previsão das ondas para os próximos dias

13/05 - O mar fica agitado desde a madrugada entre a costa do Rio de Janeiro e de Santa Catarina, as ondas podem chegar aos 3,5 metros durante a madrugada. No período da tarde o mar fica mais calmo na costa do Sul, mas ainda há o risco de ressaca sobre as praias do Sudeste, inclusive sobre o Espírito Santo.

14/05 -  O mar baixa um pouco mais no litoral da Região Sul, mas as ondas ainda variam de 2,0 a 2,5m. Não devem ocorrer novas ressacas. Já no litoral da Região Sudeste, o mar ainda fica agitado. Ainda há risco de ressaca na madrugada e pela manhã, especialmente  no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde as ondas que ainda poderão alcançar 3,0 metros. As ondas diminuem no decorrer da tarde e noite. No litoral do Espírito Santo, a altura das ondas sobe um pouco mais e pode chegar aos 2,0 m. Litoral da Bahia: o swell começa a atingir o litoral sul da Bahia, com ondas de até 1,5m. 15/05 – a região mais intensa do swell se afasta da costa brasileira e as ondas diminuem em todo o litoral do Sul e do Sudeste. Mesmo assim, ainda devem ser observadas ondas em torno dos 2,0m de Santa Catarina ao Espírito Santo. No litoral da Bahia, o mar fica um pouco agitado com ondas em torno de 1,5m.   Mar muito agitado pode comprometer provas da etapa brasileira do mundial de surfe no Rio de Janeiro

FASES DA LUA

  • Minguante
    17/06
  • Nova
    23/06
  • Crescente
    01/06
  • Cheia
    09/06

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03