Rio de Janeiro: temperatura em declínio e previsão de ressaca
02/05/2011 às 11:48
por Josélia Pegorim
ong>Rio de Janeiro: temperatura em declínio e previsão de ressaca
Depois de um fim de semana ensolarado, com calor de quase 36ºC na tarde do domingo, uma frente fria está mudando o tempo no
Rio De Janeiro. Por volta das 11 horas não havia sinais de chuva sobre a cidade, mas o céu já estava com muitas nuvens. O vento frio de origem polar já podia ser sentido e dificultava a elevação da temperatura. Mas a sensação ainda era de calor. A temperatura na região de Jacarepaguá era de 32ºC. O aeroporto internacional Tom Jobim registrava 28ºC.
A frente fria já está jogando ar polar sobre o Rio que entra em choque com o ar quente que ainda predomina sobre a cidade. Esse choque térmico facilita o crescimento de nuvens carregadas durante a tarde e noite de hoje, que poderão provocar várias pancadas de chuva com raios. Em alguns momentos, pode chover com moderada a forte e intensidade, mas não há expectativa de que a chuva intensa e volumosa, como a que alagou o Rio há uma semana. Alerta-se também para fortes rajadas de vento, com ou sem a ocorrência de chuva, que podem atingir velocidades próximas dos 80 km/h.
Forte queda da temperatura nos próximos dias
Esta frente fria que avança sobre o Rio de Janeiro segue para o Espírito Santo amanhã, mas deixa sua nebulosidade por todo o Estado. A previsão é de uma terça-feira nublada, com chuva e ventos moderados, que vão ajudar a baixar a temperatura. A grande onda de frio que está entrando no Brasil neste início de maio vai atuar cada vez mais forte sobre o Rio de Janeiro nos próximos dias causando sucessivas quedas de temperatura e recordes para o ano de 2011.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura deste ano na cidade do Rio de Janeiro foi de 16,8ºC, no Alto da
Boa Vista, no dia 28 de abril. Na Praça Mauá, centro do Rio, o amanhecer mais frio foi o dia 27 de abril, quando a temperatura mínima foi de 20,8ºC. A tarde mais fria na Praça Mauá foram as dos dias 4 r 5 de março, quando os termômetros não passaram dos 24,5ºC durante o dia.
Mar agitado e ressaca
Além da forte queda da temperatura, os cariocas e fluminenses devem redobrar no mar, que fica bastante agitado a partir desta terça-feira. As ondas sobem rapidamente e algumas ondas já poderão chegar a 2,5 metros até a noite desta terça-feira. O mar segue alto no decorrer da semana, com previsão de ressaca e ondas em torno dos 3 metros na quarta e quinta-feira.