Temperatura cai abaixo de 5°C no Rio Grande do Sul

24/04/2010 às 08:26
por Josélia Pegorim

Oferecimento

Frio diminui neste domingo, mas a chuva volta a aumentar no Sul do país.

 
O ar polar voltou a entrar com força no Rio Grande do Sul, causando frio intenso na fronteira com o Uruguai. As medições do Instituto Nacional de Meteorologia na madrugada e amanhecer deste sábado indicaram temperaturas mínimas de 3,7°C em Bagé, 5°,2°C em Santana do Livramento e de 5,3°C em Jaguarão. Na região da Campanha, onde fica Bagé, o frio pode ter provocado alguma geada, mas de fraca a moderada intensidade, em pequenas áreas, sem prejuízo para agricultura.
Esta massa polar se espalhou por todo o Sul do Brasil, mas o excesso de nuvens ainda observado por quase toda a Região neste sábado evitou que as temperaturas ficassem tão baixas como na fronteira com o Uruguai. Este efeito da cobertura de nuvens pode ser notado nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde as ´menores temperaturas ficaram entre 6°C e 10°C. Em Urubici (serra catarinense) a mínima foi de 6,5°C e em São José dos Ausentes (serra gaúcha), a temperatura mínima foi de 8,1°C. 
Os ventos frios alcançaram também São Paulo, parte do Rio De Janeiro, de Mato Grosso do Sul e o sul de Minas Gerais, . A queda de temperatura foi sentida também nestas áreas, afastando o calor intenso que fez nos últimos dias. Neste domingo, esta massa polar já começa a enfraquecer sua atuação nestes Estados e também no Sul do Brasil. A tendência já é de ligeira elevação de temperatura, inclusive na fronteira com o Uruguai, onde o frio foi intenso neste sábado.
A queda da temperatura  aumentou o desconforto da população das localidades de Santa Catarina e do Paraná que sofreram com enchentes, alagamentos e ventania entre os dias 21 e 23 de abril, por conta de temporais. O frio diminui, mas infelizmente a tendência é de que a chuva volte a aumentar no Sul do Brasil nas próximas 48 horas.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

37°
max

0mm / 0%