Ventos passaram de 90 km/h no litoral norte catarinense
Fort
es áreas de instabilidade avançam com nuvens muito carregadas pelo litoral de Santa Catarina nesta tarde de terça-feira. Por volta das 16 horas começou a chover e a ventar forte sobre Florianópolis e também na região de Navegantes, com muitos raios e trovoadas. No aeroporto Hercílio Luz, na capital, as rajadas de vento chegaram a 68 km/h. No aeroporto de Navegantes, as rajadas atingiram 96 km/h.
Chuva intensa
As áreas de instabilidade que espalharam as nuvens carregadas sobre o Sul do Brasil também provocaram chuva intensa. Em Lagoa Vermelha, na serra gaúcha, choveu quase 42 mm em apenas 1 hora, entre 10 e 11 horas da manhã. O acumulado até 14 horas chegava a 68 mm. Em Erechim, no norte do Rio Grande do Sul choveu s, O Instituto Nacional de Meteorologia registrou quase 30 mm entre 0 meio-dia e 1 hora da tarde desta terça-feira. Chuvas volumosas como estas podem causar alagamentos em áreas urbanas.
Temporais se espalham sobre SC e PR
Pouco antes das 15 horas, as imagens de satélite mostraram que as nuvens muito carregadas já haviam saído do Rio Grande do Sul, mas ainda estavam espalhadas por Santa Catarina e avançavam sobre o Paraná. Na noite de hoje, os temporais se espalham sobre o Paraná.
Instabilidade enfraquece nesta 4ª feira
Nesta quarta-feira, as áreas de instabilidade enfraquecem sobre o Sul, mas ainda vão deixar muitas nuvens sobre a Região. Pancadas de chuva voltam a ocorrer sobre Santa Catarina e Paraná, mas sem a ocorrência de ventania.
Porém, a população gaúcha deve ficar atenta pois uma nova frente fria vai influenciar o Rio Grande do Sul no sábado e a ventania deve voltar.