Tempo contra a sua saúde

25/06/2014 às 21:21
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Falta de chuva e de ventos piora a qualidade do ar. Em áreas de Santos e de Cubatão, em São Paulo, o ar ficou muito ruim nesta 4ª feira (Cetesb)

Céu azul, ar parado, um solzinho gostoso desde cedo. Aparentemente um dia assim parece maravilhoso. Pode ser ou não. Dias com estas condições meteorológicas podem esconder o lado ruim do tempo: um dia de céu azul significa que o ar está seco. O ar parado ajuda a concentrar a poeira, a poluição em geral.

É exatamente assim que a Grande São Paulo está e vai continuar por mais alguns dias.

- pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia, a última chuva que realmente molhou a cidade caiu entre os dias 5 e 7 de junho, somando 9,5 mm. - um bloqueio atmosférico impede a chegada das frentes frias à São Paulo.

- o sistema de alta pressão atmosférica que causa este bloqueio deixa o ar parado e mais seco. - a umidade relativa do ar na tarde desta quarta-feira chegou a 30% na região do aeroporto de Congonhas. O menor nível na terça foi de 36%.

- a qualidade do ar vem piorando desde o começo da semana. Pela avaliação da Cetesb, a qualidade do ar nesta quarta-feira foi moderada em praticamente toda a Grande São Paulo e na capital. Pinheiros e a região da ponte dos Remédios (marginal Tietê) terminaram o dia com qualidade do ar ruim.

- na Baixada Santista, Cubatão (vila Parisi) e Santos (ponta da praia) foram avaliadas como muito ruim.

- a falta de chuva e de vento deixam o ar que você respira mais empoeirado, sujo.  Os problemas respiratórios em geral pioram, os olhos podem ficar mais irritados e a pele fica mais suja.

Entenda a escala da Cetesb Veja o que o doutor  Sergio Vaisman sobre os efeitos da poluição na nossa saúde: - Gosta de futebol? Conheça o Tempo no Jogo, o canal da Climatempo na Copa 2014. De olho na bola e no tempo! Participe! Clique o tempo na Copa: #temponojogo

FASES DA LUA

  • Nova
    18/11
  • Crescente
    26/11
  • Cheia
    04/11
  • Minguante
    10/11

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06