O pe
ríodo entre abril e julho é conhecido como a "quadra chuvosa" na costa leste do Nordeste. Esta é realmente a época de chuvas frequentes e volumosas nesta região, devido a influência das "Ondas de Leste". Porém, o início da quadra chuvosa de 2011 já foi marcado por mais chuva do que o normal em diversas localidades. Em
Recife, por exemplo, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a chuva que caiu no mês de abril acumulou 647 mm, o que representa praticamente o dobro do normal para o mês. Neste mês de maio, as chuvas fortes em Recife se concentraram nos primeiros cinco dias e devem voltar nesta semana.
Hoje, novas áreas de instabilidade avançaram do mar para o leste nordestino. Durante a madrugada choveu forte em localidades do agreste paraibano, o que provocou o transbordamento do açude Dona Dora que alagou alguns bairros do município de Queimadas.
Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam chuvas volumosas para a costa leste do Nordeste nos próximos dias. Entre amanhã e a segunda-feira (23 de maio), as pancadas de chuva devem ocorrer com frequência na faixa que compreende áreas de litoral, zona da mata e agreste desde a Bahia até o Rio Grande do Norte. Em alguns municípios, o acumulado pode ficar em torno de 100 mm.