Apes
ar de todas as frentes frias que avançaram pela costa leste do Nordeste este mês, e que ajudaram a provocar a chuvarada em Alagoas e em Pernambuco,
Salvador termina o mês com muito menos chuva do que o normal.
Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, choveu aproximadamente 97 milímetros na região do bairro de Ondina, onde é feita a coleta regular dos dados meteorológicos de Salvador. Isto representa 49% da média normal de chuva para junho, que fica em torno de 251 milímetros.
A chuva de maio também ficou abaixo da média, mas não tanto. Choveu 75% do que é normal. O acumulado final em maio ficou próximo de 245 milímetros, sendo que a média para maio é de aproximadamente 325 milímetros.
Grande parte da chuva que causou as tragédias em Alagoas e Pernambuco foi provocada antes, durante ou depois da passagem de poderosas frentes frias que conseguiram avançar até a região de
João Pessoa ou mesmo até
Natal, o que é muito raro. Mas estas frentes frias passaram rapidamente pelo Recôncavo Baiano e as bandas de nuvens pesadas não persistiram muito tempo perto de Salvador. As frentes frias de abril também foram fortes e ficaram vários dias paradas no litoral norte da Bahia.Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, Salvador recebeu quase 449 milímetros de chuva durante o mês de abril, 40% acima do normal. A média de chuva em abril é de aproximadamente 322 milímetros.