Saiba qual roupa usar para praticar exercícios no verão

18/12/2015 às 14:09
por Redação

Atualizado 21/12/2016 às 15:28

Oferecimento
Fique de olho na escolha para evitar problemas

Estação exige mais cuidados com as atividades físicas. Por isso, fique de olho na escolha da vestimenta para evitar situações desconfortáveis


Usar roupas leves no verão pode parecer uma indicação muito óbvia, mas, mais do que isso, essa dica é extremamente importante em diversas ocasiões e, principalmente, durante a prática de esportes. Deixar de seguir essa recomendação pode causar a interrupção da atividade e, em casos mais extremos (mas não raros), causar danos à saúde, como queimaduras, provocadas pela exposição ao sol, problemas na visão, causados pela forte luminosidade, e até mesmo câncer de pele.


Todos esses riscos, no entanto, podem ser evitados com medidas simples, que podem começar antes mesmo de sair de casa, com a escolha da roupa certa. Atualmente, em lojas esportivas, já é possível encontrar tecidos de diversas marcas que foram desenvolvidos justamente para permitir que a transpiração evapore rapidamente e também para proteger a pele dos raios ultravioletas. Nessa mesma linha, há boné e luvas com fator de proteção 50, que bloqueiam os raios UVA e UVB. Tudo para proporcionar mais conforto e saúde.

Mas, para quem não quer gastar muito com essas vestimentas modernas, a dica é escolher peças confeccionadas com tecidos que tenham boa absorção e facilidade de secar, como o nylon, o linho, a sarja e o poliéster. O popular algodão, é muito eficiente na absorção da transpiração e também no bloqueio de cerca de 90% dos raios ultravioletas; para as peças íntimas, é o tecido mais recomendado. No entanto, costuma demorar mais para secar, o que é prejudicial para saúde, pois favorece o surgimento de micoses e outras doenças.

Além do material que a peça é feita e da importância de evitar ficar muito tempo com roupas molhadas, é necessário também ficar atento às cores. Parece mito mas, de fato, as roupas com tonalidades mais escuram possuem FPU (Fator de Proteção Ultravioleta) bem mais elevado do que peças com cores claras, que refletem a luz. Portanto, para se proteger do sol, prefira cores escuras, mas, se estiver em um local coberto, pode optar pelo branco, que costuma esquentar menos e, junto com todos os outros cuidados indicados, ajuda a enfrentar o calor de um verão tropical.