Dicas para evitar frieira nas estações frias

07/07/2016 às 15:16
por Redação

Atualizado 20/06/2018 às 11:34

Oferecimento
A chance de proliferação de fungos e bactéria aumenta

Especialista alerta para cuidados com a umidade e o suor durante o inverno


É comum as estações quentes exigirem uma atenção específica com os pés, já que ficam expostos em sandálias abertas durante a maior parte do tempo. Porém, no inverno, os cuidados precisam continuar e até serem redobrados. O uso excessivo de sapatos fechados propicia o surgimento de doenças, por conta do excesso de umidade e suor. Com isso, as chances da proliferação de fungos e bactérias, que resultam em micoses, popularmente chamadas de “frieiras”, aumentam consideravelmente.

 

Confira a previsão do tempo para o inverno 2018!


“Fatores como a umidade, a oleosidade da pele e a produção de suor propiciam um ambiente adequado para o crescimento desses fungos. Além disso, o hábito de andar com os pés no chão, compartilhar calçados ou entrar em contato com animais infectados também pode favorecer o surgimento dessa enfermidade”, explica o dermatologista Gabriel Sampaio, membro da Associação Brasileira de Dermatologia.

 

Esses incômodos caracterizam-se pelo aparecimento de coceira, vermelhidão, fissuras, descamação e manchas. “Ao menor sinal de irritação é recomendável que se procure um médico. O tratamento nesses casos pode funcionar a base de medicações antifúngicas tópicas, como creme, loção e esmalte, ou sistêmicas, com o uso de comprimidos. Tudo depende da gravidade e a extensão de cada caso”, acrescenta Sampaio.

O especialista alerta que pessoas portadoras de doenças que afetam a imunidade, como diabéticos, precisam prestar ainda mais atenção nesses cuidados. Isso porque, segundo ele, esse grupo tem uma maior predisposição a adquirir micoses. “A dica é controlar ao máximo a umidade e sudorese do corpo, mantendo pés e mãos devidamente secos e evitando o uso prolongado de roupas úmidas”, finaliza.