Saiba como evitar os quilinhos a mais no inverno

13/07/2016 às 11:57
por Redação

Atualizado 20/06/2018 às 11:31

Oferecimento
No frio, a fome aumenta! Veja o que fazer

De acordo com especialista, alimentação saudável combinada com a prática de exercícios auxilia o metabolismo a manter a forma física desejada


A chegada dos dias frios atormenta aqueles que se preocupam em manter a boa forma ou que estão em processo de emagrecimento. Tudo porque, durante essa época do ano, é mais fácil ganhar alguns quilinhos e a explicação para isso é simples: para proteger o corpo das temperaturas mais frias, o organismo gasta mais energia, fazendo com que a nossa fome aumente. Além disso, em estações frias, temos mais vontade de ingerir alimentos considerados gordurosos, além de diminuir a disposição para a prática de atividades físicas.



“A temperatura do corpo precisa sempre se manter ideal (em torno de 36ºC) para não prejudicar a saúde do indivíduo. Quando o tempo está muito frio, a temperatura corporal também cai. Para mantê-la, o organismo exibe necessidades energéticas, havendo um aumento do metabolismo. É aí que surge a fome incessante de inverno”, explica a nutricionista Marisa Diniz, do Hospital Leforte, de São Paulo.

 

Já sabe a previsão para o inverno 2018? Confira aqui

 

Mas não se desespere! Algumas dicas simples podem auxiliar a sua alimentação e, consequentemente, ajudar a amenizar a relação com a balança. Para a especialista, é importante consumir ao longo do dia bebidas e alimentos pouco calóricos e quentes, como chás de maçã, camomila, erva cidreira e erva doce, alternando com o consumo de água. Cafeína, gengibre, pimenta e canela são produtos termogênicos, ou seja, ajudam no aceleramento do metabolismo.


“Não podemos nos esquecer da importância de tomar café da manhã diariamente. No frio, as pessoas querem dormir um pouco mais e acabam pulando esta refeição. Outra dica é evitar cometer excessos alimentares, por isso, aproveite o outono/inverno para consumir caldos saudáveis e sopas de legumes, além de frutas durante o dia”, finaliza.

                                                                                                                

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%