5 lugares para provar deliciosos chocolates do Brasil

28/07/2016 às 12:49
por Redação

Atualizado 19/12/2016 às 08:23

Oferecimento
Aproveite as férias de inverno para conhecer as cidades onde o doce é principal destaque

 

 

O chocolate é um dos alimentos mais queridos dos brasileiros e está presente em praticamente todos os cantos do país. Como sua matéria-prima é o cacau, algumas cidades produtoras acabam se tornando destinos turísticos favoritos dos chocólatras, principalmente no inverno, quando a iguaria se torna quase obrigatória para adocicar e esquentar os dias mais frios. Confira a lista com alguns lugares para aproveitar essa gostosura:

 

Gramado (RS)

Gramado é o principal destino para os chocólatras. Com mais de 30 fábricas espalhadas pela cidade, entre elas as tradicionais Lugano e Prawer, não vão faltar sabores para experimentar. Como o município é um dos mais frios do Brasil, com temperatura média entre 12ºC e 14ºC durante o inverno, a dica é passar em um dos vários restaurantes de fondue da região e se deliciar com a versão derretida, e bem quentinha, da iguaria.

 Ilhéus (BA)

O inverno na cidade pode até não ser tão frio, com Clima entre 22ºC e 24ºC. Mesmo assim, o destino oferece muita diversão por ser um dos principais produtores de cacau do país, matéria-prima do chocolate. Lá, você consegue visitar grandes fazendas produtoras e conhecer todos os processos para a fabricação do doce, com uma pausa para provar os que são produzidos no local.

 Campos do Jordão (SP)

Destino de inverno favorito dos paulistas, Campos do Jordão também se destaca quando o assunto é o cacau. Na fábrica de Chocolate Araucária, por exemplo, é possível conhecer o processo de produção em um passeio gratuito. Há também vários estabelecimentos que vendem ótimos doces artesanais, fondues e chocolate quente, para aquecer as noites frias.

 Itu (SP)

Itu é outra cidade do interior de São Paulo que não vai decepcionar em relação ao doce mais querido. A principal atração é a Fazenda da Serra, onde um tour guiado oferece até cavalgadas e trilhas. Como não pode faltar, a praça de alimentação do local possui várias opções de receitas com chocolate feito na propriedade.

 Vila Velha (ES)

Na cidade, o inverno também não é muito intenso. Com temperaturas na casa dos 20ºC, o principal passeio é a fábrica da Garoto, uma das maiores produtoras do Brasil. É possível acompanhar toda a produção durante uma hora de visita. Há também algumas paradas de degustação.

 

Ficou com água na boca? A boa notícia é que esses passeios são relativamente baratos, custam entre R$10 e R$30. Você também não pode deixar de conhecer as lojinhas e provar os produtos mais diversos feitos com base no cacau. Vai ser uma experiência imperdível e, com certeza, deliciosa.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%