Ciclone subtropical pode se formar na costa entre ES e BA

08/12/2017 às 15:56
por Josélia Pegorim

Atualizado 08/12/2017 às 16:27

Oferecimento
Vento fica forte e deixa o mar agitado

Durante este fim de semana, 9 e 10 de dezembro de 2017, uma forte queda da pressão atmosférica ocorre sobre o mar, entre o Espírito Santo e o sul da Bahia, que vai originar um ciclone subtropical. A presença desta área de baixa pressão atmosférica vai causar ventos fortes sobre o mar e grandes ondas vão se formar nesta região da costa brasileira. O efeito deste sistema será sentido entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2017.

 

 

O vento mais intenso e as maiores ondas vão ocorrer em regiões em alto-mar oferecendo maior perigo para a navegação em áreas de mar aberto, afastadas da costa. Mas o litoral do Espírito Santo, do sul da Bahia, região entre Caravelas e Porto Seguro, vão sentir um pouco da agitação do mar.

 

 

Baixo risco de ressaca no ES e na BA

Embora haja previsão de elevação das ondas e de mar agitado, o risco de ressaca é baixo nos próximos dias nas praias do Espírito Santo, da Bahia e do norte do Rio De Janeiro. A direção das ondas esperada não estará numa direção favorável para ressaca. No dia 9, a direção das ondas deve ser predominantemente de nordeste. No domingo e na segunda-feira, a direção das ondas permanece de nordeste no litoral da Bahia e oscila de leste a sudeste no Espírito Santo.

Mar muito agitado na ilha de Trindade

A região da ilha da Trindade, na costa capixaba, vai sentir uma agitação marítima muito intensa, com grandes ondas, que podem passar de 5,0 metros, em particular entre a noite do dia 9 de dezembro, sábado, até a tarde do dia 12, terça-feira.

 

Para o litoral do Espírito Santo e para o norte do Rio de Janeiro, a previsão é de ondas com até 1,5 metros durante os dias de atuação desta baixa pressão atmosférica. 

No litoral sul da Bahia, na região entre Caravelas e Porto Seguro, a agitação no mar será mais intensa e as ondas podem atingir picos de 2,0 a 2,5 metros.

A pior agitação será entre a tarde do sábado, 9 de dezembro, e a manhã do dia 11 segunda-feira.

 

 

Áreas marítimas de responsabilidade da Marinha do Brasil

 

Fora de época

É possível que o ciclone subtropical que se organiza no dia 9 de dezembro de 2017 entre o litoral do Espírito Santo e o sul da Bahia receba um nome. Quem nomeia estas tempestades é a Marinha do Brasil.

A lista abaixo contém a sugestão de nomes em Tupi Guarani, que poderão ser adotados como nomes para os sistemas intensos de baixa pressão atmosférica tropicais e subtropicais que venham a se desenvolver no Atlântico Sul, mais especificamente dentro da METAREA-V, que é a área marítima de responsabilidade do Brasil.

1 – Bapo (chocalho) 

2 – Cari (homem branco) 

3 – Deni (tribo indígena) 

4 – Eçaí (olho pequeno) 

5 – Guará (ave das águas) 

6 – Iba (ruim) 

7 – Jaguar (lobo) 

8 – Kamby (leite) 

9 – Mani (deusa indígena) 

10 – Arani (tempo furioso) 

 

Seguindo esta lista, a baixa pressão atmosférica de 9 e 10 de dezembro de 2017 poderá se chamar Guará que quer dizer "ave das águas".

 

A formação de sistemas como estes não é comum em dezembro. O mais comum é que ciclones subtropicais se formem na costa leste do Brasil no fim do verão, durante o mês de março, quando a água do mar está mais aquecida.

Porém, em 4 de dezembro de 2016 tivemos a formação da tempestade subtropical Eçaí, na costa da Região Sul

Em 15 de março de 2011 houve a formação do ciclone subtropical Arani na costa do Espírito Santo. Saiba mais sobre sistemas como este que já se formaram na costa do Brasil.

 

 

Tempestade subtropical Arani em 15/3/2011 é representada pela grande massa de

nuvens carregadas sobre o mar, na costa do ES

 

Onde o ciclone vai se formar?

A formação da forte baixa pressão atmosférica começa sobre o continente, entre o sul do Espírito Santo e o sul da Bahia. No processo de formação da baixa pressão, conforme a pressão do ar for baixando, o tempo fica muito instável. Por isso, muita chuva está sendo esperada neste fim de semana, 9 e 10 de dezembro, no sul da Bahia, no norte do Espírito Santo e também na região mineira do Vale do Jequitinhonha.

No domingo, 10 de dezembro, o centro da baixa pressão atmosférica já estará sobre o mar, ainda próximo ao litoral norte do Espírito Santo e ao sul da Bahia. Na segunda-feira, o centro da baixa pressão já estará afastado em alto-mar.

 

 

Trajetória da baixa pressão atmosférica entre 9 e 11 de dezembro de 2017, entre o ES e a BA

 

Vento

O aumento da velocidade dos ventos será sentido em todo o litoral da Bahia, do Espírito Santo e do norte do Rio de Janeiro entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2017.

 

Previsão dos ventos

9/12/17

legenda das siglas dos ventos: NE vento de nordeste; NW vento de noroeste; SW ventos de sudoeste; S vento de sul;

ES - vento de NE a NW de manhã, rondando para NW a SW à tarde e à noite; rajadas de até 55 km/h no litoral norte do ES e de até 45 km/h em Vitória e no litoral sul do ES;

BA - todo o litoral da BA tem vento de NE a NW; com rajadas entre 50 km/h e  70 km/h.

 

10/12/17

ES - em todo o litoral, vento de NW a SW, com rajadas de até 55 km/h no litoral norte do ES

BA - todo o litoral da BA tem vento de NW; com rajadas entre 50 km/h e 70 km/h.

Litoral norte do RJ: vento de NW a SW, com rajadas de até 55 km/h no litoral norte do ES

 

11/12/17

ES - em todo o litoral, o vento ronda SW, com rajadas de até 40 km/h a 50 km/h n

BA - todo o litoral da BA tem vento de NW; com rajadas entre 40 km/h e 60 km/h

Litoral norte do RJ: o vento ronda SW, com rajadas de até 40 km/h a 50 km/h

 

12/12/17

ES - em todo o litoral, vento de SW a S, com rajadas de até 40 km/h a 50 km/h n

BA - em todo o litoral, vento de NW a S; com rajadas entre 40 km/h e 60 km/h.

RJ: em todo o litoral, vento de SW a S, com rajadas de até 40 km/h a 50 km/h n

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%

Vitória - ES

23°
min

30°
max

10mm / 67%