Goiânia tem segunda tarde mais quente do ano

13/10/2015 às 22:08
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Calor pode aumentar

O calor que tem feito em Goiás e no Distrito Federal tem estado bastante acima do normal desde meados de agosto e vem causando grande desconforto para a população.

Em Goiânia, capital de Goiás, a temperatura voltou a superar a marca dos 38°C na tarde desta terça-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia mediu 38,4°C, às 15 horas. Esta foi a segunda maior temperatura em 2015 e que também foi registrada na tarde de 26 de setembro. O recorde atual de calor em Goiânia é de 38,6°C no dia 27 de setembro.

A primeira quinzena de agosto foi quente, mas com temperaturas dentro do normal, variando de 30°C até quase 34°C, mas sem superar esta marca. Porém, a partir do dia 15 de agosto, as temperaturas máximas se elevaram ainda mais, atingindo com bastante frequência marcas acima dos 37°C.

Confira a previsão para o Centro-Oeste

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, entre 15 de agosto e 13 de outubro de 2015, a temperatura máxima em Goiânia ficou abaixo dos 34°C apenas 11 vezes. Já são quase dois meses de calor persistente, com temperaturas de 3°C a 4°C acima do normal.

 

A situação não vai mudar por enquanto. Pouca chuva está sendo esperada até o fim de outubro. É possível que o recorde de calor para 2015 seja batido ainda este mês.

Confira como será a distribuição da chuva sobre o Brasil na segunda quinzena de outubro.

 

 

 

 

Acompanhe a evolução do fenômeno El Niño que deixa a temperatura mais alta no Centro-Oeste

 

CIDADES RELACIONADAS

Goiânia - GO

22°
min

31°
max

10mm / 90%