Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Temporal em Sinop (MT)

19/10/2015 às 11:32
por Josélia Pegorim

Diante do calor extremo e da secura do ar que predominam sobre o Centro-Oeste do Brasil, a região da cidade de Sinop, no norte de Mato Grosso pode se considerar uma privilegiada.

Uma pequena e forte área de instabilidade se formou exatamente sobre a região da cidade na manhã desta segunda-feira deixando o céu com nuvens carregadas e sem o sol. A chuva caiu muito forte acumulando 62,0 mm em apenas 1 hora, entre 8h e 9h, pelo horário de Brasília, segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia. A chuva veio com vento forte e uma rajada alcançou 57 km/h, às 9 horas.

A quantidade de chuva que caiu sobre Sinop é tecnicamente muito elevada e tem potencial para causar um grande alagamento repentino num centro urbano. A média de chuva normal para a região e outubro é de aproximadamente 152 mm.

A imagem de satélite mostra o núcleo de nuvens carregadas (tons de azul claro) no momento que passava sobre Sinop. Repare que ao redor destas nuvens, sobre as demais áreas de Mato Grosso e do Centro-Oeste, há pouca ou nenhuma nebulosidade, o que é presentado pelo tom de marrom.

 

 

 

Uma grande frente fria está sendo esperada sobre o Brasil no fim desta semana com força suficiente para estimular áreas de chuva por muitas áreas de todo o Centro-Oeste.

 

Recorde histórico de calor em Brasília e em Goiânia