Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

O que esperar da chuva no verão 2016?

03/12/2015 às 15:52
por Josélia Pegorim

Atualizado 03/12/2015 às 17:44

A primavera de 2015 está terminando e a forte influência do El Niño fez com que o Sul do Brasil tivesse frequentes ondas de temporais, tornados e chuvas muito acima da média normal. A chuvarada da primavera de 2015 deu ao lago Guaíba, que banha Porto Alegre, a sua maior cheia em 74 anos. Cidades de Santa Catarina registraram recordes históricos de chuva mensal e de volume acumulado em 24 horas. Mas nas mudanças na circulação dos ventos provocadas pelo El Niño, o mês de novembro deu chuvas volumosas também para várias áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, especialmente para os estados de Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

No centro-norte do país, a marca da primavera de 2015 foi o calor extremo, a seca e a fumaça de queimadas que se prolongaram por mais tempo do que o normal por causa da falta de chuva.

 

 

 

Vem aí um novo verão e com uma característica realmente especial: um verão com El Niño. O que muda em relação ao padrão de chuva observado na primavera? O que esperar da chuva do verão de 2015/2016? Confira a entrevista que a meteorologista Josélia Pegorim fez com o meteorologista Alexandre Nascimento.

 

 

 

Leia também

Bloqueio da ASAS voltará no próximo verão?

 

Teremos ZCAS no verão de 2016?